Momo, o novo desafio para jovens que está a deixar a PSP em alerta

Chama-se Momo e é o novo desafio, lançado através do Whatsapp, que está a deixar as autoridades preocupadas. Tal como o Baleia Azul, este desafio tem os jovens e adolescentes como alvo principal e inclui ameaças e incitamentos contra a sua integridade psicológica e física. A mensagem que é enviada, através daquela rede social é acompanhada por uma imagem reproduzindo a foto de uma escultura de uma mulher-pássaro, exposta em 2016 numa galeria japonesa, em Tokyo.

O nome do perfil associado à imagem que aparece é Momo e surge como novo contacto que através do Whatsapp pede para ser adicionado. A partir daí entra em grupos de conversação, onde passam a ser fornecidas respostas de cariz ameaçador e perturbador.

Estas ameaças, alerta a PSP, “levam à extorsão de informação pessoal, incitam ao suicídio e a atos arriscados. Trata-se de “um isco utilizado por criminosos para manipular as vítimas roubar dados e extorquir”, salientam as autoridades, que explicam quais os riscos deste novo desafio na internet para os jovens e o que os pais devem fazer para os proteger.

‘Baleia Azul’ não é um jogo mas no 4gamers ensina-se a combatê-la

Nova moda das redes sociais põe em risco vida de adolescentes