Morreu Zoleka Mandela. Ativista de 43 anos sucumbiu a luta contra o cancro

FILES-SAFRICA-BRITAIN-MANDELA-DEATH-CANCER
Zoleka Mandela [Fotografia: Ben STANSALL / AFP]

Zoleka Mandela, neta do líder histórico sul-africano, Nelson Mandela, e da ativista anti-‘apartheid’ Winnie Madikizela-Mandela, morreu na noite desta segunda-feira, 25 de setembro, no hospital, aos 43 anos, vítima de cancro, anunciou a família em comunicado.

“Zoleka faleceu na noite de segunda-feira, 25 de setembro, rodeada de amigos e familiares”, salientou um porta-voz da família em comunicado divulgado hoje à imprensa. De acordo com a nota, Zoleka Mandela morreu após ter sido internada no hospital na semana passada para mais uma ronda de tratamento médico de um cancro metastático.

A morte de Zoleka Mandela, conhecida ativista sul-africana pela Saúde e autora do livro “When Hope Whispers”, ocorre na véspera do 87.º Aniversário da sua avó Winnie Madikizela-Mandela.

A Fundação Nelson Mandela lamentou a morte da “neta querida” de Mandela e Winnie, sublinhando o seu trabalho de sensibilização para a prevenção do cancro.

“Zoleka foi uma ativista incansável pela saúde e pela justiça. O seu trabalho de sensibilização para a prevenção do cancro e o seu compromisso inabalável em acabar com o estigma que rodeia a doença continuarão a inspirar-nos a todos”, frisou a Fundação Mandela em comunicado.