Multivitamínico não faz efeito? O problema pode estar na hora a que o toma

multivitamínico como tomar saúde bem-estar nutrientes vitaminas corpo mente
[Fotografia: Towfiqu Barbhuiya/Unsplash]

Muitas pessoas tomam os multivitamínicos, de forma autónoma, sem perceber quando os tomar. Em jejum ou após o pequeno-almoço? Que alimentos interferem e anulam a absorção de suplementos? Com água ou após alimentação?

São muitos os fatores a ter em linha de conta na hora de ingerir multivitamínicos, garantindo que eles mantêm a sua eficácia. Na hora de os adquirir, fale com um especialista que possa dar coordenadas mais precisas sobre a melhor forma de toma. Mas enquanto tal não sucede, veja já estas recomendações deixadas por especialistas.

O nutricionista Keri Gans, autor do livro The Small Change Diet, deixa bem claro que o multivitamínico funciona como uma “rede de segurança”. Afinal, vitaminas A, B, C, D, E e K e nutrientes como o magnésio, cálcio e potássio nem sempre são ingeridas nas quantidades necessárias ao corpo, mesmo mediante uma alimentação saudável e equilibrada. Por outro lado, o reforço de suplementação como estratégia de prevenção pode revelar-se essencial em alturas específicas do ano, nomeadamente quando há maior risco de constipações e gripes.

Olhando depois ao detalhe, o especialista lembra que há vitaminas que se dissolvem na gordura (lipossolúveis), tais como a vitamina A, D, E e K, outras com a água (hidrossolúveis), como por exemplo a C e a B, fazendo depender a sua ingestão com os alimentos mais indicados.

Mas quando os suplementos são multivitaminados, tendo valências diferentes, então estes devem ser acompanhados da ingestão de alimentos, nem que seja um conjunto de frutos secos e um copo de água, sugere o especialista. Um comportamento que irá permitir uma melhor absorção por parte do corpo de todas as vitaminas que integram o combinado que está a tomar.

a melhor altura para tomar o suplemento é de manhã ou à noite. Porém, grande parte aproveita para ingerir os comprimidos logo de manhã, tal como avançou a investigadora Bethany Doerfler ao site Mind, Body, Green.