Ex-advogada de Melania Trump eleita presidente da Eslovénia

SLOVENIA-POLITICS-ELECTION
Natasa Pirc Musar [Fotografia: Jure Makovec / AFP]

Os eslovenos elegeram este domingo, 13 de novembro, Natasa Pirc Musar como presidente da Eslovénia, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Estreante na política a recém-eleita é advogada e saltou para o circuito mediático por ter sido a representante legal da ex-primeira dama dos Estados Unidos da América, Melania Trump.

Natasa Pirc Musar tem 54 anos, é de origem eslovena e obteve 54% dos votos, segundo a contagem de mais da metade das urnas. O rival, o conservador Anze Logar, ex-ministro das Relações Exteriores que ganhou a primeira volta a 23 de outubro, obteve 46% dos votos.

Num país dividido após o mandato do ex-primeiro-ministro Janez Jansa, Natasa Pirc Musar fez um apelo à “unidade” e pediu que as “disputas” fossem deixadas de lado. “A minha primeira ação será convidar todos os líderes dos partidos políticos ao palácio presidencial”, disse a eleita, em Liubliana, a capital eslovena.

Musar sucede a Borut Pahor, de 58 anos, que teve dois mandatos de cinco anos e que tem sido criticado pela passividade diante do ex-primeiro-ministro Janez Jansa. Durante a campanha, a candidata, que se apresenta como “liberal”, destacou a intenção de dar mais robustez e poder a este cargo presidencial, até aqui essencialmente protocolar. “O presidente não pode ser neutro, tem que ter uma opinião”, ser “uma autoridade moral”, afirmou a recém-eleita à agência noticiosa AFP. “Nunca tive medo de fazer minha voz ser ouvida”, acrescentou.
Com dois milhões de habitantes, a Eslovénia fez parte da Jugoslávia e é membro da União Europeia desde 2004.

com agência