Nuno Baltazar defende Catarina Furtado de críticas

Catarina Furtado é uma das quatro mulheres escolhidas para apresentar o Festival da Eurovisão, que tem como língua oficial o inglês, e tem sido alvo de críticas devido ao seu sotaque. O designer Nuno Baltazar, que é o responsável pelos looks da apresentadora nas galas, saiu em sua defesa no Facebook.

“Tenho mesmo pena que sobre a 1.ª Semi-Final da Eurovisão em Lisboa exista muito mais espaço à crítica destrutiva, porque a positiva tem sempre lugar, do que para enumerar e enaltecer tudo que está a ser muito bem feito. Só erra quem trabalha, só erra quem se chega à frente, lidera, organiza e luta. Só erra quem é ser humano, quem sente emoções, nervos e responsabilidade. E porque não falo por meias palavras ou indiretas refiro-me com mais fervor aos comentários maldosos sobre as apresentadoras desta edição. 4 mulheres admiráveis, cada uma no seu registo e com o seu percurso. Mas que a todos deveriam orgulhar” lê-se na página pessoal de Nuno Baltazar.

Catarina Furtado durante o ensaio da segunda semifinal do Festival da Eurovisão 2018.
( Gustavo Bom / Global Imagens )

Referindo-se concretamente às críticas relacionadas com o sotaque da apresentadora, o designer escreveu que “a linguagem do coração não tem sotaque… (a língua inglesa) É uma língua difícil de aprender e a Catarina fala-a como mais ninguém, quer nas pequenas palestras que faz nas escolas que visita, quer nas Nações Unidas onde nunca foi questionado o seu sotaque quando defende as mulheres do mundo inteiro e os direitos, quer para enormes plateias mundiais como o palco da Eurovisão”.

Nuno Baltazar enalteceu ainda algumas qualidades da sua amiga, Catarina Furtado: “A beleza da Catarina vem do coração, e por isso tão difícil de alcançar a tantos destes abutres que por aí andam. E nesse coração há uma mulher extraordinária, amiga, companheira, com inúmeras qualidades e defeitos como qualquer pessoa. Para mim como amigo e para todos aqueles que entendam o que isso significa, só deixa espaço para manifestar carinho e imensa amizade. Felizmente as provas da competência profissional e grandeza humana estão há muito dadas e reconhecidas por ‘quase’ todos.

O designer é responsável por muitos dos looks usados pela apresentadora ao longo da sua carreira. Este Festival da Eurovisão não será excepção, sendo os quatro looks escolhidos para a apresentadora da autoria do designer português. Na primeira semi-final o escolhido foi um vestido azul de lantejoulas com uma racha profunda. Para a 2ª semi-final que será transmitida hoje, a escolha recaiu num vestido nude com com folhos. Já os dois looks da final ainda são desconhecidos mas está garantida a assinatura de Nuno Baltazar em ambos.

Imagens: Gustavo Bom / Global Imagens

Eurovisão: Segunda semi-final com ainda mais cor e em Portugal total