A 43ª edição do Portugal Fashion decorreu nos dias 18, 19 e 20 de outubro, na Alfândega do Porto. Criadores nacionais de renome e indústria apresentaram as suas propostas para a primavera/verão 2019, numa edição com alguns pontos altos, incluindo o desfile da apresentadora Cristina Ferreira. Sobre os desfiles, peças de roupa e acessórios já lhe contámos tudo, mas faltava mencionar uma parte fundamental: os cabelos e a maquilhagem.
A beleza é essencial para compor os looks finais de passerelle, e é uma ferramenta fundamental para transmitir a inspiração e as mensagens dos criadores. Os cabelos ficaram a cargo de Vasco Freitas, com produtos Redken, ao passo que a maquilhagem foi da responsabilidade de Maite Tuset, Diretora Artística da M.A.C Cosmetics, e Paulo Almeida, Makeup Artist da mesma marca.
Do três dias do evento, destacam-se os desfiles de Carlos Gil, Diogo Miranda, Marques Almeida, Katty Xiomara, Nuno Baltazar e Meam. Os cabelos variaram entre penteados esticados para trás com efeito molhado, apanhados num puxo, com franja ou com um aspeto mais natural, com uma ligeira ondulação.
Já na maquilhagem, olhos e lábios foram dividindo o protagonismo, dentro dos mesmos desfiles. Houve espaço para se apostar numa maquilhagem natural, como se não se estivesse a utilizar qualquer produto; para se destacar os olhos com sombras coloridas, vermelhas, azuis ou cor de laranja; aplicar sombra branca com brilho no canto do olho. Em alternativa, também houve quem preferisse deixar os olhos com uma maquilhagem neutra, e apostar nos lábios, realçando-os com cores vivas.
De destacar ainda as escolhas arrojadas de Diogo Miranda, que colocou algumas modelos com uma venda em tule, e Katty Xiomara, que escolheu fazer o contorno em branco, em lados alternados do rosto, de um olho, nariz e lábios das modelos.
Percorra a galeria acima para ver os looks de beleza dos desfiles.
A exuberância sofisticada de Diogo Miranda e o regresso de Maria Gambina