Quem é que não se lembra do famoso Hi5? Esta rede social foi, provavelmente, a primeira grande ‘estrela das partilhas’ para muitos de nós. Quão engraçado é falar com os nossos amigos e recordar os tempos em que tínhamos um “Top Friends” que estava sempre a mudar ou quando usávamos e abusávamos do ‘lol’ nas legendas das fotografias?
Antes do boom do Facebook, Instagram, Pinterest – e todas as redes sociais famosas da atualidade – o Hi5 era o sítio mais ‘cool‘ onde podíamos postar fotografias, ou fazer comentários. Corria 2008 quando o Hi5 continuava a assegurar o seu lugar entre os 20 sites mais visitados da Internet. Um ano antes, em 2007, era mesmo o site mais visitado de Portugal. E agora, o que é feito dele?
Continua a funcionar mas em nada se assemelha ao que conhecemos em tempos, chegando a aproximar-se muito mais do conceito do Tinder. Pode conhecer novas pessoas e também fazer match (ou não) com elas. E como o melhor é sempre testar, fizemos um perfil no Hi5. Resultado? Em menos de um minuto recebemos duas ‘piscadelas de olho’, três mensagens e seis pedidos de amizade. E nem sequer fotografia colocámos.
O jogo de ‘compra e venda de pessoas’
Bem, tecnicamente não são pessoas, mas sim perfis. Depois de algum tempo a tentar perceber como se processa este novo Hi5, lá conseguimos descobrir que esta rede social consegue ser bem mais do que o Tinder onde se faz ou não match com alguém. Aqui pode entrar num jogo para comprar perfis e leiloá-los, uma espécie de fantasy league.
“Compre os seus amigos, conheça pessoas novas, aumente a sua popularidade”. Esta é a frase que vai encontrar ao ler as definições do ‘Pets’, o jogo que nos torna numa espécie de acionistas de perfis onde pode comprar os seus ‘pets’ favoritos (leia-se, perfis). Não é fácil perceber a utilidade – ou graça – desta diversão, mas pelos vistos conquista os utilizadores.
Depois de termos passado um dia inteiro a navegar no Hi5 (com mais de 10 mensagens recebidas, outros 15 pedidos de amizade e outras tantas ‘piscadelas de olhos’) decidimos eliminar a nossa conta. E o mais engraçado? Dos vários motivos enumerados para acabarmos com a nossa conta, um deles é “Estou numa relação — suspendam a minha conta”.
O Hi5 dos tempos que correm já não serve apenas para colocar umas quantas fotografias engraçadas e inocentes, mas sim para namoriscar e jogar. Atreve-se a criar uma nova conta ou a ver se ainda consegue aceder à sua antiga?