Publicidade Continue a leitura a seguir

O que vai fazer a rainha Letizia no dia do seu 44º aniversário?

Felipe e Letizia casaram-se a 22 de maio de 2004, na catedral de Almudena, em Madrid (foto: Reuters)
Leonor, princesa das Astúrias, nasceu a 31 de outubro de 2005. Aqui, uma imagem da primogénita do casal, divulgada em dezembro do mesmo ano (Foto:Reuters)
A princesa Leonor foi batizada em janeiro de 2006. Na imagem, Letizia e Felipe com os na altura reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia (foto: J.J. Guillen / Reuters)
Felipe e Letizia com Aníbal e Maria Cavaco Silva, fotografados na barragem do Alqueva, em outubro de 2007. Os atuais reis de Espanha e o agora ex-presidente da República e ex-primeira-dama mantiveram sempre uma relação próxima (foto: Nacho Doce / Reuters)
Felipe e Letizia com as filhas, a infanta Sofia e a princesa Leonor, fotografados na sua casa, em janeiro de 2008, por ocasião do 40º aniversário do então príncipe (foto: Reuters)
Felipe e Letizia prestam condolências aos familiares das vítimas de um atentado levado a cabo pela ETA em Palma de Maiorca, em julho de 2009, e que vitimou dos oficiais da Guardia Civil (foto: Ballesteros/Reuters)
Felipe e Letizia fotografados durante o Espanha-Suiça, no Mundial da África do Sul, em 2010, que acabou por ser ganho pela seleção espanhola (Marcelo Del Pozo / Reuters)
Durante uma visita oficial ao Chile, em novembro de 2011, um momento de descontração: Felipe capta uma imagem com o telemóvel, perante o olhar curioso de Letizia (foto: Ivan Alvarado / Reuters)
Felipe e Letizia fotografados em agosto de 2012, em Palma de Maiorca, com as filhas, Sofia e Letizia (foto: Enrique Calvo /Reuters)
O casal no jantar que precedeu a abdição da rainha Beatriz da Holanda, em abril de 2013, em Amesterdão (Robin Utrecht / Reuters)
Felipe foi coroado rei de Espanha a 19 de junho de 2014. Nesta imagem, os reis beijam-se na varanda do Palácio Real, em Madrid, ladeados pelas filhas, Leonor (à esquerda) e Sofia (à direita) (foto: Andrea Comas/Reuters)
Felipe e Letizia fizeram uma visita oficial aos Estados Unidos em setembro de 2015. Nesta imagem, com o presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle (foto: Francisco Gomez/Reuters)
Oito dias depois de ter tomado posse, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelos reis de Espanha em Madrid, a 17 de março deste ano (foto: Juanjo Martin / EPA)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O comum dos mortais, quando faz anos, reúne os amigos, a família, organiza um jantar e sopra as velas do bolo de aniversário. Talvez Letizia o vá fazer, ainda hoje ou amanhã, na companhia do marido, das filhas e de alguns amigos mais próximos. Mas – exigências de quem é rainha – hoje irá passar a noite do seu aniversário na ópera.

Felipe VI e Letizia marcarão presença na inauguração da nova temporada do Teatro Real, em Madrid, e assistirão à ópera ‘Otelo’, de Giuseppe Verdi, baseada na obra de William Shakespeare, ‘Otelo, o Mouro de Veneza’. Um programa que será uma obrigação protocolar, mais do que um prazer para a rainha de Espanha, amante de outro tipo de espectáculos musicais (recentemente, Letizia e Felipe assistiram ao concerto de Rod Stewart).

Um aniversário bastante diferente do do ano anterior, que foi passado nos Estados Unidos, onde os reis se encontravam a fazer uma visita oficial. De acordo com informações avançadas pela revista ‘Hola!’, Letizia e Felipe poderão aproveitar a noite para um jantar tardio a dois ou mesmo passar um fim-de-semana em família, antes de retomarem as suas obrigações protocolares. Talvez possam mesmo escolher um dos seus restaurantes favoritos, La Lonja del Mar, cujas especialidades são o peixe, marisco e carnes oriundas da Galiza.

Os reis vão estar em Nova Iorque a 19 e 20 de setembro, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro em seis meses, depois do cancelamento de três compromissos internacionais devido à situação de instabilidade política que se vive no país vizinho.

Felipe VI e Letizia marcarão presença na reunião de alto nível sobre refugiados e migrantes e na abertura do debate geral da 71ª sessão da Assembleia Geral da ONU.