Odores vaginais que podem indicar problemas de saúde (ou não)

secura vaginal

É normal que a vagina tenha um leve odor, mas se achar que esse odor está muito forte, pode, além de a fazer sentir constrangida, indicar um problema de saúde.

Na maioria das vezes, não há grande problema, dado que é normal que os órgãos genitais tenham um pouco de odor porque a vagina é o lar natural de todos os tipos de bactérias e essas também podem ser uma fonte de variação para o odor.

Normalmente, o pH da vagina é ácido. Mas existem vários fatores podem fazer com que o pH se torne hospitaleiro para certas bactérias que podem causar irritação, secreção e odor, sendo estas variações no odor muitas vezes temporárias.

No entanto, deve-se ter em atenção algum cheiro incomum, principalmente se persistir, sendo alguns dos odores têm causas potenciais.

Doce

É possível – mas não muito provável – que o cheiro a doce possa indicar uma infeção por fungos. Esta infeção fúngica é tipicamente caracterizada por um corrimento vaginal, coceira e irritação da vagina e vulva.

O cheiro doce na vagina pode ainda indicar problemas como açúcar elevado no sangue.

Azedo

Provavelmente, não haverá necessidade de preocupação se a vagina estiver com um odor azedo. Este pode ser apenas o odor comum da vagina.

No entanto, também é possível que o odor seja devido a algo que foi ingerido porque certos alimentos podem alterar o pH vaginal. Contudo, esse efeito tende a durar pouco.

Peixe

Um odor de peixe ocorre devido à vaginose bacteriana quando há um crescimento excessivo de uma forma de bactéria na vagina. Mas não há motivo para preocupação. A forma de bactéria é a condição vaginal mais comum.

Também existe a possibilidade de que o odor seja resultado de tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível.

Existe ainda outra explicação simples para o odor de peixe, sendo esta o suor natural do corpo.

Fermentado

Se este não for um odor comum, pode ser também uma forma de bactéria na vagina e provavelmente precisará de um médico para observar a secreção no microscópio.

Vinagre

É possível que possa estar relacionado com algo que foi ingerido – um alimento picante pode causar uma mudança no odor da vagina, da mesma forma que pode causar um cheiro temporariamente diferente da urina.

Podre

Este pode ser motivo de preocupação. Se está a sentir um odor desagradável, então pensamos nas doenças sexualmente transmissíveis.

No entanto, o esquecimento também pode estar por trás desse odor – se acidentalmente esquecer-se de remover um tampão ou se algum tecido de algodão ficar preso na vagina, pode causar um odor percetível e desagradável.

Metálico ou cobre

Provavelmente sentirá um odor metálico ou acobreado durante a menstruação. Este é um odor específico na menstruação que pode ser desagradável, mas não indica qualquer problema.