Alimentos e objetos que nunca deve pôr no microondas

microondas
Close-up Of A Person Removing Prepared Food From Microwave Oven

O microondas é um eletrodoméstico bastante útil. Não só permite aquecer e descongelar alimentos em casa como também desenrasca vários almoços e jantares no trabalho.

Ainda assim, há muitos alimentos e materiais que não devem ser colocados dentro de um microondas, sob pena de correr riscos e de poder por a cozinha em perigo.

Uma lista elaborada pelo site Delish, especializado em alimentação.

Ovos inteiros: os ovos não podem ser cozidos no microondas. Como o aparelho gera calor muito rapidamente faz com que se forme vapor dentro do ovo. Esse vapor acaba por acumular-se e, sem ter como sair para o exterior, vai fazer com que o ovo se parta e lhe suje o eletrodoméstico.

Água: quando é aquecida no microondas, a água não forma as bolhas que a ajudam a arrefecer. Em vez disso, sobreaquece e, se estiver dentro de um copo ou recipiente de vidro vai, provavelmente, parti-lo.

Carne congelada: não é fácil descongelar carne no microondas. Normalmente as bordas do bife ficam cozinhadas demais enquanto a parte do meio continua gelada. Esta distribuição desigual do calor torna propício o crescimento de bactérias. Deve descongelá-la da maneira mais segura, deixando a carne no frigorífico durante a noite

Papel de alumínio: a maioria das pessoas já sabe que não se deve colocar este tipo de metal no microondas. Mesmo a mais fina e pequena quantidade de alumínio dentro deste eletrodoméstico pode provocar um incêndio

Fruta fresca: as uvas explodem e as passas queimam, por exemplo

Objetos de poliestireno: se o seu café ou a comida que sobrou da noite anterior estão num copo ou embalagem de poliestireno, certifique-se de que os tira de lá antes de os colocar no microondas. Além de derreter, este plástico frágil emite gases perigosos

Piri-piri: os seus olhos e a garganta vão arder assim que abrir o microondas

Sacos de papel: O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) desaconselha o uso deste tipo de sacos dentro dos microondas, avisando que são “não sanitário” e “podem provocar um incêndio ou libertar vapores tóxicos”