Cinco formas de reduzir as estrias e a celulite

praia
[Fotografia: iStock]

Ter celulite e algumas estrias é totalmente normal, mas apesar de ser bastante comum, muitas mulheres ainda sentem vergonha com o facto de as ter.

Se deseja minimizar estes problemas, é importante ter em mente que por mais cremes que use e por mais tratamentos que faça, nunca vai conseguir eliminar as marcas da celulite a 100%.

Quanto às estrias, estas ocorrem mais tipicamente durante a gravidez ou quando sofre uma grande alteração de peso. Mas, mais uma vez, nada fará com que elas desapareçam.

Apesar de serem permanentes, existem formas de as reduzir. Com o verão a aproximar-se e sendo esta uma questão fulcral para si, está na altura de começar a pensar sobre como lidar com elas ou como as tratar. Ainda assim, vincamos que não há qualquer problema em ter estas marcas. Elas são normais e fazem parte da estética de qualquer mulher.

A pensar em todas as que querem reduzir a celulite e as estrias, o Delas.pt reuniu cinco maneiras de o fazer. Confira abaixo.

Faça uma alimentação saudável: A sua dieta não é a única responsável pelo facto de ter ou não celulite, mas comer de forma saudável já é uma ajuda para a diminuir. O dermatologista Dendy Engelman disse à revista Cosmopolitan que deve comer alimentos ricos em fibra e alimentos integrais porque ajudam a remover resíduos e toxinas do trato intestinal. Ter o intestino preso vai refletir-se em problemas da circulação linfática, que está relacionada com o aparecimento da celulite. Faça também uma alimentação carregada de frutas e vegetais. Para tratar das estrias, aumente a ingestão de proteínas para deixar a pele mais firme, bem como de frutas secas, uvas e até chocolate amargo, que contêm flavonoides que ajudam na produção de colagénio para cicatrizar as marcas.

Beba muita água: Beber água parece ser uma solução básica, mas se deseja minimizar a aparência da celulite, precisa mesmo de beber em grandes quantidades. O dermatologista explicou à Cosmopolitan que “a celulite pode parecer pior quando se está num estado desidratado”. “A desidratação pode fazer com que a pele fique mais fina e enfraquecida e, quando a pele é fina, tende a mostrar mais celulite”, acrescentou o especialista. O mesmo acontece com as estrias. Se beber muita água, vai conseguir cicatrizar as marcas de forma mais eficaz.

Faça exercício físico: Para além de fazer bem à saúde, alguns exercícios físicos podem melhorar a celulite e as estrias. Correr, caminhar, andar de bicicleta, fazer musculação ou fazer pilates são algumas das opções. A atividade física ajuda a eliminar gordura localizada no quadril e nos glúteos e também proporciona uma melhor circulação e, consequentemente, o aspeto da pele.

Faça esfoliação e massagem corporal: A esfoliação e as massagens diárias do corpo também podem impulsionar a drenagem linfática, o que ajuda a eliminar toxinas que se podem acumular na camada de gordura, levando à inflamação e à celulite mais pronunciada”, explicou o dermatologista à Cosmopolitan. Para fazer a esfoliação, pode optar por utilizar borras de café, que têm o poder de diminuir a aparência da celulite. Para as estrias, pode mesmo utilizar utensílios como rollers para alcançar resultados visíveis. Não se esqueça de colocar um creme hidratante depois de fazer a esfoliação e a massagem.

Faça um tratamento estético: Se nenhuma das opções anteriores funcionar, então pode recorrer a um tratamento estético. Mas não se esqueça de que deve continuar a adotar medidas mais saudáveis de combate à celulite e às estrias. Caso contrário, o tratamento também não vai fazer efeito.