Subir

Parece-lhe estar a ouvir tocar o telemóvel? Saiba porquê quando não toca

Parece-lhe estar a ouvir tocar o telemóvel? Saiba porquê quando não toca

É frequente pensar que ouviu tocar o telemóvel, mas quando pega nele, à espera de uma chamada não atendida, ninguém lhe ligou? Saiba que não acontece só consigo. Um estudo recente publicado na revista científica ‘Cyberpsychology, Behavior and Social Networking’ diz que há um nome para este fenómeno que se passa no seu cérebro quando pensa estar a ouvir o telemóvel tocar ou o som de uma nova mensagem: ‘ringxiety’, ou ansiedade pelo toque do telefone.


Veja também o artigo Só um susto lembra por que não devemos dormir junto ao telemóvel


Investigadores da Universidade do Michigan, nos EUA, quis saber quem ouve toques fantasma do telemóvel e porquê. Descobriram então que quando as pessoas ouvem toques ou vibrações inexistentes, para sinalizar uma chamada ou uma SMS, esse fenómeno tem a ver com ansiedade em relação a outras áreas da vida – em particular, as relações pessoais. As pessoas que estão inseguras nos seus relacionamentos amorosos e que sentem-se ansiosas com medo da perda tendem a sofrer muito mais de ‘ringxiety’, diz o estudo.

“Há cada vez mais provas de que a ‘ringxiety’ pode resultar tanto em efeitos nocivos imediatos, como a longo tempo, para a saúde, tais como dores de cabeça, stress e distúrbios do sono”, acrescenta Brenda K. Wiederhold, editora executiva da revista ‘Cyberpsychology, Behavior and Social Networking’ diretora executiva do Centro Médico de Realidade Virtual sediado em Bruxelas.

B.C.M.