Publicidade Continue a leitura a seguir

O trabalho pode dar anos de vida?

Percorra a galeria de imagens acima para saber como fazer com que o trabalho não lhe tire mais anos de vida. [Imagens: Shutterstock]
Aceitar o que acontece, as coisas seguem o seu curso natural – é impossível ter controlo total de tudo, existindo por vezes situações que não dependem de nós. Saber lidar com isso, aceitando o curso natural de determinados acontecimentos é fundamental.
Partilhar experiências e sabedoria com os outros – a partilha de conhecimento promove o ânimo na sociedade, podendo ser um incentivo para gerações mais novas. Saber o que resulta e como se enfrentaram determinados obstáculos, pode levar outras pessoas a avançar em bons projetos para os quais não tinham coragem.
Trabalhar em algo que se gosta – já diz o ditado oriental: “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida". Além de parecer que o tempo custa menos a passar, facilmente nos sentimos contentes e pessoas concretizadas.
Manter a curiosidade – trabalhar em algo que se gosta ajuda também a querer saber mais sobre o assunto, procurando estar a pare daquilo que é novo. Estar atento ao que nos rodeia e a novidades que possam surgir na nossa área de trabalho é uma forma de evoluir positivamente.
Reagir com rapidez, evitando a intimidação – o medo do desconhecido ou de alguém pode ser um grande entrave, por isso pensar que se é capaz e ter-se noção do valor do trabalho desenvolvido é fundamental para se ir mais longe e conseguir o sentimento de realização.
Não ter medo de errar – há que encarar o erro como uma vantagem. É que além de se ficar a saber que aquele não é o caminho, pode-se voltar a tentar, fazendo melhor dessa vez.
Afastar os lamentos e pensar nos desafios para os superar – manter o pensamento positivo e pensar na melhor maneira de enfrentar os obstáculos é fundamental para não desanimar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mais depressa dir-se-ia que o trabalho tira anos de vida do que dá, mas há quem não concorde com isso. Conhecidos por viverem até aos cem anos e de boa saúde, os japoneses defendem que o trabalho é um dos segredos para uma vida sã e duradoura. Por isso mesmo reunimos sete conselhos destes centenários que parecem converter as horas a mais no trabalho, em anos de vida.

A trabalhar em média 35 horas por semana – dados do PORDATA -, os portugueses estão entre os que mais horas laborais fazem na Europa. Muitos vivem diariamente sob stress, ansiedade e preocupações (por vezes) excessivas, acabando por desenvolver problemas de saúde.

Manter uma atitude positiva e como saber agir em determinadas situações no trabalho (ver galeria de imagens a cima) são algumas das práticas de vários japoneses centenários. Homens e mulheres que revelaram os segredos de uma longa vida e que surgem contados no livro da jornalista Junko Takahashi: O método japonês para viver 100 anos.

Num dos capítulos (capítulo 4 – Profissão), Junko foca-se na área laboral revelando os segredos do Oriente capazes de transformar o trabalho numa atividade benéfica à saúde.

Percorra a galeria de imagens acima para saber como fazer com que o trabalho não lhe tire mais anos de vida.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

O que é mais importante para as pessoas no local de trabalho?

Saiba como tem de ser um vestido apropriado para o trabalho