Porque é que o cabelo muda depois da quimio? Hairstylist de Bárbara explica

Bárbara cabelo Instagram
Bárbara Guimarães [Fotografia: Instagram]

Bárbara Guimarães voltou a partilhar uma imagem do seu cabelo e na sequência da luta contra o cancro de mama que tem travado. Mas o cabelo não está só mais crescido, está também diferente, como a própria apresentadora da SIC, de 46 anos, faz notar no texto de Instagram que publicou e que acompanha a imagem. “O que é que faço a este cabelo?? Só cresce para cima!!!”

https://www.instagram.com/p/B4dXJD0JusB/

Ao Delas.pt, o hairstylist de Bárbara Guimarães, Rui Canento, explica o que sucede ao cabelo após os severos tratamentos de quiomiterapia. “Da minha experiência ao longo de todos estas anos, todas as pessoas que fazem a quimio, que é muito agressiva, veem nascer um cabelo muito diferente daquele que tinham antes. Quem tinha liso passa a ter caracóis e o contrário também acontece”, refere o cabeleireiro. “São pouquíssimas as pessoas cujo cabelo nasce igual ou com a mesma textura anteriores”, sublinha.

Para Canento, a razão é simples: “O corpo faz um verdadeiro reset, e o cabelo ressente-se porque depois vem com muita força.” É a pensar em todas essas sequelas laterais que o hairstylist recomenda aos clientes que, “após acabar a quimio e todos os tratamentos, se deva rapar uma ou duas vezes a cabeça porque o primeiro cabelo que vai nascer é uma penugem, como se fosse a de um bebé. Depois, à medidas que os medicamentos vão saindo lentamente do corpo, o cabelo cresce em força”.

Para Canento, para quem as melenas de Bárbara não seguram segredos, já é certo que a apresentadora irá ter muitos caracóis. “Ela sempre teve muito cabelo, com muito volume, mas como era comprido, pesava e não se notava a ondulação que ela tinha. Agora, está completamente ondulado e é dificílimo de domar”, brinca o hairstylist. “O cabelo da Bárbara vai ser ondulado, com bastante personalidade e vai ter ali alguns meses de rebeldia. Quando começar a crescer e a pesar, vai ficar mais domável, mas será mais encaracolado do que alguma vez foi”, antecipa.

Imagem de destaque: Instagram

Cancro: Os cuidados a ter com o cabelo