Porque é que o cabelo muda depois da quimio? Hairstylist explica

Joana cruz
[Fotografia: Instagram/Joana Cruz]

Joana Cruz tem vindo a exibir os seus caracóis, mostrando que depois da quimioterapia o cabelo sofre mudanças radicais. Nesta terça-feira, 13 de setembro, porém, a radialista da RFM esticou os fios. “Apesar de estar a amar os meus caracóis, já estava curiosa para ver como este menino ficava todo esticado”, escreveu a radialista da RFM.

Na verdade, o que tem vindo a suceder com Joana Cruz acontece a muitas mulheres. Bárbara Guimarães, na sua batalha contra o cancro da mama, passou exatamente pelo mesmo processo. Mas, afinal, o que faz a quimio para alterar desta forma a estrutura capilar?

“Da minha experiência ao longo de todos estes anos, todas as pessoas que fazem a quimio, que é muito agressiva, veem nascer um cabelo muito diferente daquele que tinham antes. Quem tinha liso passa a ter caracóis e o contrário também acontece”, refere Rui Canento. “São pouquíssimas as pessoas cujo cabelo nasce igual ou com a mesma textura anteriores”, sublinha o hairstylist de Bárbara.

Para Canento, a razão é simples: “O corpo faz um verdadeiro reset, e o cabelo ressente-se porque depois vem com muita força.” É a pensar em todas essas sequelas laterais que o hairstylist recomenda aos clientes que, “após acabar a quimio e todos os tratamentos, se deva rapar uma ou duas vezes a cabeça porque o primeiro cabelo que vai nascer é uma penugem, como se fosse a de um bebé. Depois, à medida que os medicamentos vão saindo lentamente do corpo, o cabelo cresce em força”.

Para Canento, para quem as melenas de Bárbara não seguram segredos, sempre foi certo que a apresentadora iria ter muitos caracóis após os tratamentos. “Ela sempre teve muito cabelo, com muito volume, mas como era comprido, pesava e não se notava a ondulação que ela tinha. Agora, está completamente ondulado e é dificílimo de domar”, brinca o hairstylist.