Publicidade Continue a leitura a seguir

Prepare o cesto e leve a mesa da Páscoa para a rua

Amêndoas salgadas com paprica: Esta receita do livro "12 Ingredientes 60 Receitas Para Toda a Família", de Maria João Clavel, é perfeita para desenjoar das versões doces das amêndoas com chocolate ou açúcar, tão tradicionais na Páscoa. A recita é simples: Junte 100 g de amêndoas, duas colheres de flor de sal, duas colheres de chá de paprica, dois ramos de alecrim. As amêndoas vão ao forno a 180º C, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tempera-as com a flor de sal, a paprica e o alecrim e deixe-as no forno durante 20 minutos até ficarem tostadas. Retire-as e volte a polvilhá-las com aqueles temperos. Depois é só colocá-las num recipiente e levá-las para o piquenique. (Fotografia: Shutterstock)
Brownies com nozes. A autora do blogue My Casual Brunch partilha uma deliciosa receita com tudo aquilo de que gostamos: chocolate e frutos secos. Luísa Fortes da Cunha escolheu estes deliciosos brownies com nozes. Veja aqui a receita. (Fotografia: DR)
As amêndoas, coloridas, açucaradas ou de chocolate, são outro elemento tradicional na Páscoa. Junte vários tipos num saquinho e leve com o resto do farnel. Nem que seja só pela graça, uma espécie de versão das passas de Ano Novo. (Fotografia: Gonçalo Villaverde)
Páscoa que é Páscoa tem de ter folar. Esta versão doce é da confeitaria Petúlia, no Porto. Mas há outras, igualmente deliciosas. Certifique-se que leva, pelo menos, um no cesto. (Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens)
É um dos alimentos mais completos e vai bem com quase tudo. Esta receita é simples: Quinoa com legumes e gengibre. Reúna os seguintes ingredientes: uma chávena de mix de quinoa (cozida), uma cenoura, 1/2 curgete, uma pastinaca, um alho francês, dois espargos, uma colher de café de gengibre em pó, três cogumelos, ervas aromáticas e sal dos himalaias. Modo de preparação: comece por partir todos os legumes em cubos ou pequenas rodelas e coloque numa wok com uma colher de sopa de azeite. Deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos. Depois é só misturar a quinoa com os legumes e temperar a gosto. (Fotografia: DR)
A salada de feijão-frade da atriz Ana Guiomar é saudável, rápida e bastante leve, ideal para um piquenique em plena primavera. Além do feijão-frade, leva agrião, atum, delícias do mar e ovos de codorniz. Para ver como se faz clique neste link. (Fotografia: DR)
Os frascos são uma opção prática para transportar as saladas ou para criá-las. A uma dose de leguminosas pode adicionar uma camada de hidratos de carbono e alguns vegetais, obtendo uma combinação saborosa, fresca e saudável. (Fotografia: Shutterstock)
Um wrap de salada de frango é uma alternativa às outras saladas. Prático e fresco, pode juntar os ingredientes que quiser no recheio. É um ótimo substituto das tradicionais sanduíches. (fotografia: Shutterstock)

Publicidade Continue a leitura a seguir

No Alentejo, o fim da Semana Santa é celebrado com um piquenique no campo, em família, na segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa.

Em algumas localidades alentejanas este costume dá direito a feriado municipal, o que facilita o cumprimento do ritual.

De qualquer forma, e mesmo que não seja possível prolongar por mais um dia esta quadra, é sempre possível inspirar-se nesta tradição e fazer um piquenique durante o fim de semana.

Num jardim, num parque, na praia ou no meio do campo, não faltam sítios para celebrar a Páscoa ao ar livre. É só juntar a família e preparar o farnel.

Na nossa fotogaleria, em cima, pode ver algumas sugestões de receitas para juntar ao cesto.