Primeiro bar de águas da Europa abriu em Portugal

«Beba, pelo menos um litro e meio de água e vá variando de marca». A frase é comum e quase todos já a ouvimos, dita por um nutricionista, um médico ou até em recomendações da Direção Geral de Saúde. Mas no primeiro bar de águas da Europa, que abriu há dois meses em Portugal, esta indicação vai ainda mais longe.

O conceito foi criado pela Lev (a marca de tratamentos de emagrecimento e de nutrição que nasceu no Porto há 19 anos) com a ajuda de um sommelier de águas. A história começa com o fundador da Lev, Cyril Decoret, que nas suas muitas viagens ia consumindo águas de diferentes países. A ideia começou a formar-se a partir destas suas experiências, mas faltava o conhecimento de um especialista em águas. Foi assim que conheceu Alexis Durand, sommelier de vinhos e também de águas, que ajudou a definir a carta dos novos e inusitados bares de águas da Lev, que já existem pelo país.

O menu tem mais de 50 referências, de 14 países, como Japão, Taiwan, Islândia, Noruega ou Suíça. São águas com e sem gás, aromatizadas de forma natural (sem corantes, conservantes ou açúcar) ou simplesmente naturais, com características diferentes das águas que se encontram em Portugal. Podem ser glaciares, milenares ou até do fundo do oceano. «Setenta por cento do nosso corpo é água. Água é vida, além de que está no centro da roda dos alimentos», começa por dizer o diretor das clínicas Lev e nutricionista Tiago Amorim. E questiona: «Se comemos alimentos diferentes todos os dias, porque não bebemos também águas diferentes?»

Do cardápio fazem parte águas como a Aquagen, «uma água com mais de dois mil anos, retirada a 600 metros de profundidade no oceano e, por isso, muito pura», acrescenta Cyril Decoret, explicando que os preços variam entre 1,75 e 6 euros. Uma das suas favoritas é a No 1 Rosemary, inspirada na história de uma pequena aldeia em Itália. Ali, um em cada 10 habitantes ultrapassa os 100 anos de vida. O motivo? Poderá ser a abundância de alecrim naquela zona, que deu origem a esta marca britânica de água, aromatizada naturalmente com esta erva aromática.

Existem mais histórias cativantes dentro deste menu. Como a água que era encomendada pelo rei francês Luís XIV, alegadamente prescrita por um médico por ajudar na digestão ou, outra, com um componente de carvão ativado, que é indicada para o fortalecimento das unhas e dos dentes.«Para quem sofre de retenções de líquidos, indicamos, por exemplo, águas baixas em sódio e alcalinas. Para desportistas, com dores musculares, é melhor serem com mais magnésio. E para quem sofre de anemia, águas ricas em ferro», explica o nutricionista Tiago Martins, que chega a receitar as águas para tratamentos específicos.

Os bares de águas encontram-se, neste momento, em sete lojas Lev: Porto, Lisboa (Amoreiras, Saldanha, Expo e Miraflores), Guimarães, Aveiro, mas irão chegar a todos os espaços da marca pelo país, incluindo ilhas. Além deste novo conceito, a Lev apostou também numa linha de chás, feitos em parceria com a Companhia Portugueza do Chá, a reforçar uma aproximação da empresa a produtos e alimentos cada vez mais naturais e menos industrializados.

Saiba quais são as bebidas alcoólicas com mais calorias

A luta de Cláudia: “Com 12 anos já pesava 100 quilos, hoje peso 65”