Quarta temporada de ‘The Handmaid’s Tale’ chega a Portugal esta segunda-feira

The Crossing
[Fotografia: Sophie Giraud/Hulu/ Divulgação TV Cine]

Numa altura em que já foi revelado o trailer da quinta temporada da série distópica The Handmaid’s Tale e com exibição marcada para Portugal, a quarta chega a Portugal esta segunda-feira, 1 de agosto, às 22.10 horas, no TVCine Emotion. “A série que se tornou um fenómeno cultural regressa mais relevante do que nunca para acompanhar a luta de June Osborne (Elisabeth Moss) contra o brutal regime patriarcal de Gilead. A liberdade é apenas o começo”, lê-se na nota enviada à comunicação social.

Veja abaixo o teaser da quarta temporada que se estreia agora em Portugal e a quinta que já está anunciada, mas antes fique a saber que as primeiras seasons podem ser vistas, como refere o mesmo comunicado, “no serviço de vídeo on-demand TVCine+”

 

Recorde-se que a trama é originalmente adaptada do romance distópico de 1985 e assinado pela autora canadiana Margaret Atwood. Nele, a escritora conta e detalha a história traumática de um grupo de mulheres férteis, transformadas em “servas” e obrigadas a usar uma capa vermelha para se distinguirem dos demais numa nova sociedade. O drama passa-se num futuro distópico, onde a poluição e os desastres ambientais deixaram grande parte da população estéril.

Os Estados Unidos da América são agora a República de Gilead, na qual as mulheres foram divididas por castas, subjugadas aos seus maridos, enquanto as servas vivem para procriar e dar filhos aos Comandantes e às suas esposas inférteis.

Quase quatro décadas depois da publicação inicial da história, a mesma vem trazer à atualidade o facto de a realidade a ficção não estarem assim tão distantes. Aliás, o figurino da série – mulheres vestidas de longas capas vermelhas e chapéus brancos a esconder os rostos – tem sido usado por manifestantes que se opõem à vaga de leis antiaborto que estão a tomar de assalto os EUA e que ganharam fôlego após a reversão do histórico diploma federal Roe v. Wade.

Manifestantes pró-aborto em Atlanta, Georgia, durante um protesto de emergência após ter sido conhecido o documento do Supremo Tribunal norte-americano que quer proibir este direito [Fotografia: Erik S. Lesser/EPA]
Manifestantes pró-aborto em Atlanta, Georgia, durante um protesto de emergência após ter sido conhecido o documento do Supremo Tribunal norte-americano que quer proibir este direito [Fotografia: Erik S. Lesser/EPA]

Antes da televisão, Handmaid’s Tale foi foi adaptada para ópera em 2000, e ainda antes para o cinema, no entanto sem grande sucesso. Só em 2016 que o produtor norte-americano Bruce Miller e a MGM se juntariam para gravar a primeira temporada da agora aclamada série.

Em janeiro do ano seguinte, Trump ganharia as eleições presidenciais. Em abril, estreava-se o primeiro episódio de Handmaid’s Tale na plataforma da Hulu, e continua mais atual do que nunca.