Quase sete em cada dez portuguesas já sofreu de body shaming

Motivado Mente Cabeça Saúde Homem Mulher Dez Passos
[Fotografia: Chase Clark/Unpslash]

Insultos e comentários depreciativos do corpo são uma realidade para 66% das mulheres portuguesas que participaram num estudo em torno da imagem e das implicações na autoestima. Segundo este mesmo inquérito, apenas uma em cada quatro mulheres gosta do corpo que tem.

A maioria destes ‘ataques’ com sequelas no bem estar mental das mulheres parte de quem está mais perto da vítima: os comentários são feitos de “pessoas conhecidas (76%), seguindo-se por familiares (56%)”, com as redes sociais a representarem 8% das situações, como avança o comunicado enviado pela marca de beleza Dove – entidade autora do estudo – às redações.

O inquérito teve por objetivo falar sobre o tema e, segundo a responsável da marca em Portugal Sofia Bargiela, “sensibilizar as pessoas para o seu impacto negativo nos comportamentos e autoestima de quem sofre deste tipo de insultos ao corpo”, lê-se na referida nota.

Recorde-se que, “segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses, o body shaming consiste numa forma de agressão que envolve criticar ou humilhar alguém através de comentários negativos e depreciativos acerca do corpo ou aparência física. Estas agressões podem ser feitas em público, em privado, por mensagem ou nas redes sociais, mas também podem ser autoinfligidas”, cita o comunicado.