Queima das Fitas do Porto reforça prevenção contra a violência sexual

ponto lilás recortado
[Fotografia: DR]

A partir deste domingo, 5, e até 11 de maio, a Queima das Fitas do Porto vai por em marcha um reforço de vigilância com o intuito de promover uma festa académica mais segura e livre de violência sexual.

Entre as medidas contam-se seis torres de vigilância de quatro metros de altura no recinto – o Parque da Cidade -, a par da criação do Ponto Lilás, especialmente concebido para prevenir episódios de violência sexual, assédio, mas que também acolhe jovens desorientados ou que precisem de descansar.

Imagem do cartaz que promove o novo espaço de combate à violência sexual na Queima das Fitas do Porto, em 2019 [Fotografia: DR]
Imagem do cartaz que promove o novo espaço de combate à violência sexual na Queima das Fitas do Porto, em 2019 [Fotografia: DR]
Medidas que a Federação Académica do Porto (FAP) espera que transformem as comemorações mais pacíficas e que ajudem a diminuir o número de ocorrências registadas no mesmo certame, em anos anteriores.

A iniciativa decorre de uma parceria que junta a plataforma Sexism Free Night, o UNi+ Programa de Prevenção da Violência no Namoro em Contexto Universitário e o EIR- Emancipação, Igualdade e Recuperação.

Imagem de destaque: DR

Assédio: uma em cada duas europeias já passou por isto!