Lembra-se do ‘Quem é Quem?’ Agora há o ‘Quem é Ela’

quem-é-ela

‘Quem é Quem’?, o famoso jogo de tabuleiro, criado na década de 1980 e onde o objetivo é adivinhar quem é a personagem mistério, tem agora uma versão feminina: o ‘Quem é Ela?’. O processo é semelhante ao do original: ir fazendo perguntas que só podem ter uma resposta, sim ou não, e a partir destas ir descartando personagens, ocultando as suas caras no tabuleiro, até chegar à resposta certa. A diferença está, desde logo, nas figuras escolhidas. No ‘Quem é Ela?’, as personalidades são todas femininas, reais e históricas.

Outra das diferenças está no tipo de perguntas feitas para chegar à resposta final. Anteriormente, cingiam-se às características físicas dos rostos desenhados nos cartões, agora, por serem inspiradas em personagens reais, questionam também os seus feitos: ‘Viajou para o espaço?’, ‘Ganhou um prémio Nobel?’ ou ‘Era uma espia?’

Cientistas, artistas, escritoras, ativistas ou filósofas são algumas das atividades em que se destacaram as 28 mulheres, de várias épocas e nacionalidades, que compõe o tabuleiro de ‘Quem é Ela?’ . Valentina Terechkova, Amelia Earhart, Cleopatra, Frida Kahlo ou Malala Yousafzai, mas também a abolicionista Harriet Tubman e a médica e ginecologista da Grécia antiga, Agnodice, são algumas das figuras do jogo, criado pela ilustradora polaca e fundadora da Playeress, Zuzia Kozerska-Girard, que quis, desta forma, dar a conhecer aos filhos personalidades femininas que fizeram história em várias frentes.

Zuzia conseguiu financiamento da plataforma Kickstarter para desenvolver o jogo, feito em madeira e com os desenhos pintados a aguarela, e que, para já, está disponível em inglês, pelo preço de €65.

Veja, na galeria, algumas imagens desta versão feminina do ‘Quem é Quem’.

Jogos que juntam toda a família nas festas de Natal