Publicidade Continue a leitura a seguir

Rainha Isabel II é a única que pode conduzir sem carta e já pregou susto a rei saudita

Isabel Alexandra Maria ao colo da mãe e na companhia do pai, o futuro rei Jorge VI [Foto:Instagram]
Em 1928, com dois anos [Fotos:Instagram]
1938, Isabel na companhia da mãe, do pai e da irmã, Margarida [Fotos:Instagram
As irmãs Isabel e Margarida [Fotos:Instagram]
Isabel enquanto princesa, em 1943 [Fotos:Instagram]
1946, a princesa Isabel com o seu pai, o rei Jorge VI [Fotos: Instagram]
Isabel a 20 de novembro de 1947, o dia do casamento com Filipe, que receberia o titulo do duque de Edimburgo [Foto: Instagram]
Isabel vestida de noiva. Em 1947 [Foto:Instagram]
Em 1948, ainda princesa, Isabel é mãe de Carlos.
Em 1949, princesa com o filho ao colo
Em 1954, um ano depois da sua coroação, Isabel II (que tinha assumido o poder em 1952) posa ao lado dos filhos: a príncipe Carlos e a princesa Ana. Ela é também mãe dos príncipes André e Eduardo. [Foto: Instagram]
Em fevereiro de 1957, Isabel II e o marido, Filipe, Duque de Edimburgo, visita Portugal e é recebida por Craveiro Lopes. Na imagem, a rainha de Inglaterra cumprimenta um militar durante a recepção a individualidades, no Mosteiro da Batalha [Foto: Arquivo Diário de Notícias]
A Rainha de Inglaterra regressa a Portugal em 1985 e, nessa ocasião, é recebida pelo general Ramalho Eanes [Foto: arquivo Global Notícias].
Em 1994, Isabel II na inauguração do Channel Tunnel, em Calais [Foto: Instagram]
Isabel II brinda ao virar do milénio em Londres. A imagem data de 2000.[Foto: Instagram]
Em 2003, a rainha Isabel II posa numa imagem que representa as três gerações da família real britânica. Para lá da monarca (ao centro), estão também o marido, duque de Edimburgo (à direita), o neto, o príncipe William, e o filho, o príncipe Carlos (à esquerda). Uma imagem que evocou as bodas de ouro do reinado de Isabel II [Foto: Reuters]
Em 2005, aquando do segundo casamento do príncipe Carlos, com Camilla Parker-Bowles, duquesa da Cornualha [Foto: Reuters]
Em abril de 2011, a monarca no casamento do neto, William, o segundo na linha de sucessão ao trono [Foto: Reuters]
Em outubro de 2013, o príncipe William batiza o filho, o princípe George. Na imagem estão a mulher, Catarina, duquesa de Cambridge, e a mornarca britânica. [Foto: John Stillwell/Reuters]
Em 2016, a foto documenta o presente e futuro da casa real britânica. A monarca posa com o príncipe herdeiro Carlos (à esquerda), o bisneto George e o neto, o príncipe William. A imagem documenta o 90º da rainha Isabel II e dela foram feitos selos evocativos da data.
Para assinalar o Jubileu de Safira, o Palácio de Buckingham voltou a colocar o retrato da rainha usando um vestido e um colar de safiras azuis, que o seu pai, o rei Jorge VI, lhe ofereceu como prenda de casamento, em 1947. A fotografia do retrato foi tirada em 2014, pelo fotógrafo David Bailey e pode ser vista pelo mundo inteiro na página da Instagram da família real inglesa (https://www.instagram.com/p/BQKXffNh3Uv/?taken-by=theroyalfamily), e pode ser vista pelo mundo inteiro na página Instagram da família real inglesa (https://www.instagram.com/p/BQKXffNh3Uv/?taken-by=theroyalfamily). (Fotografia: David Bailey)
Em março deste ano, à saída do Museu do Exército Britânico em Londres. [Foto: Hannah Mckay/Reuters]

Publicidade Continue a leitura a seguir

O acidente de automóvel que o Duque de Edimburgo, de 97 anos, teve na semana passada, ao capotar com o seu Range Rover, tem colocado os hábitos de condução da família real britânica nas bocas do mundo. Até porque a rainha Isabel II, de 92 anos, é a única pessoa no Reino Unido que pode conduzir mesmo sem ter carta de condução.

A monarca aprendeu a conduzir durante a II Guerra Mundial. Nessa altura fez parte do Serviço Territorial Auxiliar para Mulheres das Forças Armadas e, entre as suas tarefas, estavam a reparação de motores de veículos, substituição de pneus e condução de ambulâncias e camiões. Tudo funções que, na época, ainda eram maioritariamente masculinas.

No entanto, apesar de ter de conduzir, Isabel II nunca teve de tirar a carta porque este é um dos seus inúmeros privilégios enquanto rainha. E, até agora, ninguém teve razões de queixa da destreza da avó de William e Harry para sentar atrás do volante.

Em 1998, a monarca recebeu no Reino Unido Abdullah, rei da Arábia Saudita na altura, e levou-o a passear de carro (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ver fotografias da vida de Isabel II).

“O nervosismo de Abdullah aumentou quando a rainha acelerou ao longo das estradas estreitas da Escócia”

“De acordo com o protocolo, o príncipe herdeiro sentou-se no banco da frente do Land Rover, tendo o seu intérprete ficado no banco de trás. Para sua surpresa, a rainha sentou-se no banco do motorista, ligou a ignição e partiu. Na altura, as mulheres ainda estavam proibidas de conduzir na Arábia Saudita e, por isso, o príncipe Abdullah não estava habituado a ser conduzido por uma mulher, muito menos por uma rainha”, revelou Sherard Cowper-Coles, ex-embaixador britânico, ao Sunday Times.

O à vontade da rainha ao volante até deixou o antigo rei da Arábia Saudita com os nervos em franja.

“O nervosismo de Abdullah aumentou quando a rainha acelerou ao longo das estradas estreitas da Escócia, conversando durante todo o tempo. Através do intérprete, o príncipe herdeiro implorou à rainha que baixasse a velocidade e se concentrasse na estrada”, contou o ex-embaixador britânico.

Não é habitual ver Isabel II a conduzir em compromissos públicos devido ao protocolo, que dita que a rainha tem de ter motorista para esse tipo de situações, por questões de segurança.

“Para uma entrada ou saída rápida do veículo, por exemplo, é mais fácil também que as pessoas não estejam amarradas com cintos“, explicou Simon Morgan, antigo responsável pela segurança real, à Hello Magazine.

Ainda assim, a monarca não abdica de conduzir, perto das propriedades da família real ou em eventos privados, os Land Rover, Range Rover, Bentley ou Jaguar que tem na garagem.

O método especial de Isabel II para… comer banana