
A monarca espanhola acaba de abraçar uma nova campanha em tempo de pandemia. A rainha Letizia recuperou a sua experiência como jornalista para deixar mensagem de sensibilização no momento em que se assinala o dia da Internet Segura, que se assinala a 9 de fevereiro.
Os esforços estão agora direcionados contra a obesidade digital e que está a crescer em tempos de confinamento e recolhimento doméstico tendo em vista o combate à covid-19.
Em tons de verde num coordenado de Carolina Herrera. Letizia volta ao registo jornalístico que teve quando era apresentadora de blocos noticiosos da estação pública TVE.
Debemos intentar hacer compatible un uso responsable, crítico y creativo de la tecnología para todos los ciudadanos, sobre todo los menores, con el desarrollo de las capacidades digitales para propiciar un progreso inclusivo y sostenible que garantice el bienestar social #SID2021 pic.twitter.com/GRkT9RnOzM
— Casa de S.M. el Rey (@CasaReal) February 9, 2021
No vídeo, a responsável lembra que o tempo passado em frente aos ecrãs aumentos em 80% e que um em cada três internautas é uma criança, um acréscimo que decorre do tempo que se está em casa a jogar ou em aplicações e, claro, do ensino online.
Em Portugal, e numa altura em que crescem as denúncias de bullying online, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues submeteu uma proposta de lei que visa criminalizar até cinco anos de prisão quem divulgar imagens íntimas e textos de vítimas e sem o seu consentimento. Um diploma que pretende tornar estes comportamentos em crime público.