Regras e funções de uma rainha e de uma rainha consorte. Eis as diferenças

Camilla Parker-Bowles e o marido, o príncipe Carlos de Inglaterra
Camilla Parker-Bowles e o marido, o príncipe Carlos de Inglaterra

A esposa do Príncipe Carlos vê assim alterado o seu estatuto. Após a sua união com o filho da rainha, em 2005, a Clarence House assegurou que Camilla Parker Bowles seria princesa consorte após a coroação do marido, uma forma de aliviar a tensão entre os britânicos que a consideravam a destruidora do casamento de Diana.

No entanto, quase duas décadas depois o caso mudou de figura e Camilla passará a rainha consorte, num anúncio que foi feito pela rainha Isabel II, no sábado, 5 de fevereiro. Mas o que isto significa? O que difere uma rainha de uma rainha consorte?

O estatuto de rainha consorte é atribuído à esposa do rei durante o seu reinado, já o estatuto de rainha é reservado para quem herda o status de monarca através da linhagem, como é o caso de Isabel II. Porém, e de forma a simplificar, Camilla será conhecida como “Rainha Camilla”, que obteve este titulo por via do casamento.

Contudo, quando o caso é ao contrário, os companheiros não são chamados de “reis consortes”, mas sim de “príncipes consortes”, pois o estatuto de rei é o mais elevado da monarquia, não podendo haver equivalente que não seja pela linhagem. Exemplo disso foi o Príncipe Filipe que se tornou príncipe consorte quando casou com a rainha Isabel II.