Regresso às aulas depois do segundo confinamento em imagens

Regresso ‡s aulas, apÛs perÌodo de confinamento obrigatÛrio devido ‡ pandemia Covid-19
Alunos do ensino básico na Escola EB Joaquim Nicolau de Almeida, regressam às aulas, após período de confinamento obrigatório devido à pandemia Covid-19, Vila Nova de Gaia, 15 de março de 2021. FERNANDO VELUDO/LUSA

Cerca de 650 mil crianças regressaram esta segunda-feira, 15 de março, às escolas. Os jardins de infância, as creches e as escolas de primeiro ciclo voltaram a abrir após o segundo confinamento.

Uma medida inicial que foi avançada na semana passada e que integra um plano que prevê ser gradualmente alargado até 3 de maio, sujeito a apreciação quinzenal em função da avaliação do risco da pandemia de covid-19.

Estima-se que a reabertura das escolas e atividades de ATL até ao primeiro ciclo tenha colocado na rua, a circular, milhão e meio de pessoas. Um regresso que acontece cerca de 50 dias depois da suspensão das atividades presenciais.

As escolas do segundo e terceiro ciclos voltam a abrir as portas a 5 de abril, ficando para 19 de abril o regresso às aulas presenciais dos alunos do ensino secundário e das universidades.

No final de janeiro, o Governo decidiu suspender as aulas presenciais no continente e os alunos tiveram, durante duas semanas, uma pausa letiva, regressando, a 08 de fevereiro, o ensino à distância.

No âmbito do plano apresentado pelo governo, a partir desta segunda-feira podem também abrir as lojas de comércio local de bens não essenciais para venda ao postigo, assim como os cabeleireiros, as manicures, as livrarias, o comércio automóvel, a mediação imobiliária, as bibliotecas e arquivos.

O teletrabalho e o dever geral de confinamento mantêm-se como regras gerais previstas no plano.

Veja abaixo alguns momentos deste regresso.

Alunos do ensino básico na Escola EB Joaquim Nicolau de Almeida, regressam às aulas, após período de confinamento obrigatório devido à pandemia Covid-19, Vila Nova de Gaia [Fotografia: Fernando Veludo/Lusa]
[Fotografia: Fernando Veludo/Lusa]
[Fotografia: Fernando Veludo/Lusa]
[Fotografia: Fernando Veludo/Lusa]
[Fotografia: Fernando Veludo/Lusa]
[Fotografia: Fernando Veludo/Lusa]