Agenda da rentrée: tudo o que não pode perder até final do ano

Feist
A cantora Feist vai regressar a Portugal

As séries que nos vão agarrar à TV e as estreias imperdíveis no grande ecrã. Os concertos e as exposições a incluir na agenda. Reunimos tudo o que não poder a partir de setembro e até final do ano. Para marcar já na sua agenda.

Setembro
No típico mês da chamada rentrée, os cinemas e as salas de espetáculos retomam em força as suas programações. “Teatro” é a aposta do Teatro Nacional Dona Maria II. A peça que o dramaturgo e encenador Pascal Rambert começou a desenhar em 2012, em Moscovo, chega Lisboa a 15 de setembro e fica em cena até 14 de outubro. Já na sétima arte, o destaque vai para o filme “A Balada de Adam Henry”, inspirado na obra homónima do escritor Ian McEwan, que assina o guião. Dirigido por Richard Eyre e com estreia nacional a 20 de setembro, a história segue a trajetória pessoal e profissional de uma juíza de meia idade (representada por Emma Thompson) que tenta convencer um jovem a receber uma transfusão de sangue.

Outra das estreias do mês (a 27) é “Colette”, com Keira Knightley no papel de uma mulher que escreve os livros do marido e que tenta revelar a sua autoria, rompendo as barreiras de género. Na música, setembro é tempo de regressos. A cantora Feist passa pelo Theatro Circo de Braga (já esgotado) e pelo Coliseu de Lisboa, nos dias 8 e 9 respetivamente.

A 25 de setembro é a vez dos Beach House atuarem nesta sala da capital. No dia seguinte rumam ao Teatro Sá da Bandeira, no Porto. A cidade Invicta é ainda palco de uma exposição inédita em Portugal de Robert Mapplethorpe, um dos mais influentes fotógrafos do século XX. A mostra vai estar patente no Museu de Serralves, a partir de 20 de setembro. No mesmo mês, o MUDE-Museu do Design e da Moda leva a iniciativa ‘Fora de Portas’ ao Amoreiras Shopping, com a exposição ‘Presente Futuro. Design para a Mudança’, que se prolonga até 21 de outubro, e a Exponor, em Matosinhos, acolhe, entre os dias 27 e 30, a 29ª edição da ‘Portojóia’, montra da joalharia, ourivesaria e relojoaria nacionais.

Outubro
Com o outono instalado no calendário, o desafio é encontrar espaço na agenda para as todas as propostas culturais. Mas algumas são incontornáveis. Neste mês, a cantora Mafalda Veiga celebra os seus 30 anos de carreira com dois concertos especiais: dia 12, no Coliseu do Porto, e dia 13 no Campo Pequeno, em Lisboa. A 26, abre ao público, na Fundação Calouste Gulbenkian, na capital, a exposição ‘Pose e Variações’, dedicada à pose na escultura francesa do século XIX. Esta mostra inédita reúne cerca de 30 esculturas das coleções do Museu Gulbenkian e da Ny Carlsberg Glyptotek de Copenhaga, onde se incluem peças de nomes como Edgar Degas, e , claro, Auguste Rodin.

A França inspira também o nome do filme brasileiro “Praça Paris”, que conta com a participação da atriz portuguesa Joana de Verona e que se estreia nas salas no dia 4. Em outubro chega também o filme com Lady Gaga e Bradley Cooper, “Assim Nasce Uma Estrela” (dia 11), e marca o regresso de Glenn Close aos grandes papéis, no filme “A Mulher” (dia 18).

Neste mês, destacam-se ainda os lançamentos do aclamado primeiro romance da australiana Holly Ringland, “As flores perdidas de Alice Hart”, e o ‘Último Caderno de Lanzarote’, o livro inédito de José Saramago (ambos editados pela Porto Editora), entre as novidades literárias da rentrée, e a estreia nacional da ópera-ballet, “Romances Inciertos – Un Autre Orlando”, a 26 e 27, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa do Porto.

O mês não acaba sem o regresso dos Tribalistas aos palcos portugueses. Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown encontram-se com o público nacional a 21 e 23 de outubro, na Altice Arena, em Lisboa, e no Coliseu do Porto, respetivamente.

Novembro e Dezembro
Novembro é cada vez mais sinónimo de Web Summit. A megaconferência tecnológica mundial volta a ocupar o Parque das Nações, em Lisboa, de 5 a 8. Na música, há Misty Fest já com algumas confirmações no cartaz. Luísa Sobral é a convidada do grupo brasileiro, PianOrquestra, com quem se irá apresentar nos dias 6, 9 e 12 de novembro, respetivamente, no CCB, em Lisboa, no Convento de São Francisco, em Coimbra, e na Casa da Música, no Porto. No cinema, novembro é marcado pelo regresso do realizador Steve McQueen (‘12 Anos Escravo’), com “Viúvas” a história de quatro mulheres de Chicago – Viola Davis, Elizabeth Debicki, Michelle Rodriguez e Cynthia Erivo – a braços com as dívidas deixadas pelas atividades criminosas dos seus falecidos maridos. Estreia a 15 de novembro nas salas nacionais.

A antecipar o último mês do ano, marque na agenda: a minidigressão, por Portugal, do músico canadiano Patrick Watson, de 2 a 5 de dezembro, na Lx Factory, em Lisboa, no Convento São Francisco, em Coimbra, no CAE, em Guimarães, e na Casa da Música, no Porto; e o espetáculo teatral “Fausto”, que promete assinalar de forma “monumental” os 25 anos do Centro Cultural de Belém.

Lisboa na Rua: 10 programas ao ar livre que não vai querer perder