O sexo faz de nós pessoas mais produtivas no trabalho?

Além de fazer bem a pele, a prática de sexo regular contribui para um melhor desempenho no local de trabalho, garante um estudo da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos da América. Mais concentrados e produtivos, os funcionários tornam-se mais felizes e satisfeitos, não só a nível profissional como pessoal, afirmam os investigadores.

O estudo de 2017, realizado por Christopher Barnes e Trevor Watkins, da Universidade de Washington, e David Wagner, da Universidade de Oregon acompanhou diariamente 159 trabalhadores casados, durante duas semanas. Os resultados permitiram concluir que os casais com maior atividade sexual conseguiam ter vantagens a nível laboral (conheça quais na galeria acima).

Porque é que isto acontece?

As relações sexuais fazem com que o corpo liberte dopamina, endorfinas, ocitocina e serotonina que nos deixam felizes, descontraídos, equilibrados e satisfeitos. Desta forma o sexo torna-se um bom aliado para aumentar os níveis de felicidade e sensação de bem-estar, sobretudo porque estes benefícios se estendem até ao dia seguinte, refere Keith Leavitt, especialista em comportamento e gestão organizacional.

“Este é apenas um lembrete de que o sexo tem benefícios sociais, emocionais e fisiológicos, mostrando que é importante torná-lo uma prioridade“, afirma Keith Leavitt. E acrescenta que se deve “fazer um esforço mais intencional para manter uma vida sexual saudável, devendo esta ser considerada uma questão de sustentabilidade humana e, como resultado, uma potencial vantagem profissional”.

O mesmo estudo mostrou que o contrário também pode acontecer. Ao trazer o stress do trabalho para casa, estaremos a afetar negativamente a vida sexual. Não atender chamadas relacionadas com o trabalho e evitar ler e-mails após o horário de expediente são algumas formas de contornar a situação.

Percorra a galeria de imagens para saber quais os benefícios que uma vida sexual ativa pode trazer a nível profissional.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Como fica a vagina quando deixa de fazer sexo

O que acontece se fizer sexo durante o período menstrual?