Truques para trabalhar a partir de casa e manter a alta produtividade

iStock-1132308442 (1)
[Fotografia: iStock]

Com o teletrabalho como medida para contenção para a propagação do novo Coronavírus, a probabilidade de não poder sair à rua nas próximas semanas é mesmo muito alta. São muitas as pessoas que já estão a trabalhar a partir de casa, e ainda mais aqueles que se lhes vão juntar com a declaração do Estado de Emergência no país.

Contudo, para poder cumprir estas regras, há aspetos que deve ter em conta para garantir a produtividade. Apesar de existirem empresas que continuam abertas, muitos postos de trabalho encerraram portas e contam com os funcionários trabalhar a partir de casa.

Embora o teletrabalho possa parecer algo que é fácil e pode ser feito de maneira confortável, pode parecer um pouco assustador para quem nunca o fez, principalmente quando a casa está cheia de distrações como crianças, colegas de casa ou obras.

Portanto, trabalhar a partir de casa requer alguns cuidados. Explicamos-lhe agora o que deve fazer.

Encontre uma divisão para trabalhar: Escolha um espaço de trabalho e reclame-o como seu. Mas atenção: esse espaço não pode ser a cama. Para algumas pessoas, poder estar numa sala diferente e fechar a porta é importante, pois permite que elas se sintam como se estivessem no local de trabalho. É importante que o espaço que escolher tenha uma mesa limpa e organizada, para que não existam distrações que possam prejudicar o trabalho.

Faça pausas: Para quem está a trabalhar em casa, é importante que vá, de vez em quando, à janela respirar ar fresco ou, simplesmente andar pela casa, para simular um trajeto. Ao fazer isto, vai impulsionar os sentidos e o humor.

Programe o dia: É crucial ter uma rotina para bem da sua produtividade e saúde mental. Tente levantar-se e deitar-se à mesma hora todos os dias. Quando está a trabalhar, tenha horas definidas para fazer uma pausa. É importante fazer previamente uma programação para o dia. Aponte o que tem para fazer num papel. Caso tenha filhos, precisa ainda de ter um planeamento ainda mais rigoroso – faça as tarefas mais urgentes primeiro, já que a distração é inevitável.

Comunique com quem está em casa: A comunicação com quem estiver a viver consigo é fundamental. Se tiver uma reunião importante durante o dia, deve certificar-se de que todos estão cientes em que divisão da casa vai estar, para que não existam interrupções.

Aproveite a hora de almoço para conversar: Estar a trabalhar de casa não implica não ter direito a uma hora de almoço. Não vale a pena querer voltar ao trabalho durante esta hora. Aproveite o tempo para conversar com um amigo por telemóvel ou videochamada. Se vive com outra pessoa, opte por passar a hora de almoço a conviver com ela.

Esteja preparada para distrações: Especialmente se tiver filhos, é normal que existam distrações. Na verdade, não há qualquer problema com isso. Só precisa de estar preparada para parar o trabalho caso algum dos filhos mais pequenos precise de ajuda.

Descanse: Tal como tem uma hora definida para começar a trabalhar, também tem de ter outra para parar. Vá para uma divisão diferente daquela onde estava a trabalhar e tire a cabeça do computador. Se não parar naquele momento, vai ser mais díficil ter de trabalhar no dia seguinte.