Nunca o tema “saúde mental” foi tão falado e debatido como nos dias de hoje. Especialmente com a pandemia da Covid-19, cuja incerteza levou a várias crises de ansiedade, stress e até depressão, sabemos que esta é uma realidade cada vez mais comum e vincada. Poucos são aqueles que não conhecem ninguém, à sua volta, que não tenha passado por alguma situação idêntica.
Especialmente durante a pandemia e períodos prolongados de grande confinamento e distanciamento social daqueles que mais amamos, sabemos que é fundamental manter, dentro do possível, a nossa mente mais saudável e tranquila.
Os especialistas têm vindo a apontar cada vez mais para os problemas adjacentes ao Novo Coronavírus, tais como os problemas mentais trazidos pelo isolamento – e que afetam qualquer faixa etária, sem exceção.
A revista feminina Glamour falou com alguns especialistas e juntou 10 dicas fundamentais para melhorar e garantir a sua estabilidade emocional, evitando grandes picos de stress e ansiedade. Ora veja abaixo:
Faça uma pausa nas notícias
É importante estar informada sobre o panorama atual do mundo, incluindo as evoluções da Covid-19. No entanto, há que fazer um equilíbrio e saber o que é ou não saudável para nós. Fazer, de vez em quando, uma pausa e descanso sobre as atualizações constantes da doença não tem de ser mau e vai, inclusive, ajudá-la a desligar um pouco do stress da atualização constante de números e informações.
Medite
Pode até não ser algo com o qual se identifica muito ou pensou alguma vez fazer, mas pode ser uma grande ajuda nesta etapa. Seja com um tutorial de Youtube ou uma aula virtual com as amigas, esta técnica pode mesmo ajudá-la a relaxar e a controlar melhor as suas emoções. Reduza assim as emoções negativas e tente focar-se nas coisas boas que o presente também lhe pode trazer – como mais tempo para fazer o que até então garantia não ter tempo para conseguir.
Faça exercício físico
Não precisamos de reforçar a ideia de que o exercício físico é fundamental na nossa vida, ajudando tanto a componente mais física como também psicológica. Faça pequenas corridas, dance, faça zumba… o importante é exercitar o corpo e descobrir algo que para além de a manter ativa, também a distrai, por momentos, de tudo o que se passa à volta. Para além de a ajudar a relaxar, também pode ajudar a prevenir doenças futuras.
Coma de forma saudável
Não é novidade nenhuma que a alimentação tem uma grande influencia no nosso estado mental, sendo que existem alimentos que devem ser evitados, especialmente em momentos de maior tensão e stress. Estar em casa pode despoletar mais vontade de comer, no entanto, é importante que controle estes impulsos e que tente comer de forma mais equilibrada. Isto irá ajudá-la tanto a nível físico como psicológico.
Conecte-se com outras pessoas
Sabemos que o contacto virtual não é, nem pouco mais ou menos, igual ao contacto físico. Ainda assim, o facto de a internet, nos dias de hoje, nos ajudar a manter uma relação mais próxima com aqueles que gostamos, é uma grande ajuda. Combine videochamadas com as pessoas que lhe são mais próximas, evitando ao máximo isolar-se em casa sem qualquer contacto com o exterior. Tire partido das tecnologias e conecte-se!
Aprenda algo novo
Seja um curso online, uma nova receita ou ainda um hobby que nunca pensou ter, aproveite estes tempos pandémicos para aprender algo novo. Pode ser algo com o qual sempre teve curiosidade em aprender ou então algo que nunca pensou ser do seu interesse. Surpreenda-se a si mesma e conheça novos mundos!
Não deixe para trás os seus hobbies
Se tinha aulas de dança e agora não consegue ter, pois então não desista e tenha aulas virtuais ou procure vídeos no Youtube: existem mil e uma maneiras de tentar manter a normalidade ao manter rotinas antigas, ainda que adaptadas. Faça uma lista de tudo aquilo que gosta de fazer e meta tudo em prática.
Mantenha horários de sono
Ainda que possa parecer mais complicado ter horários de sono regulares, é bastante importante que o faça. Enquanto algumas pessoas sintam que estão com menos energia e mais sono, outras têm sofrido de bastantes insónias e fica difícil dormir o necessário. É importante que arranje formas e mecanismos que conseguir dormir as horas precisas, seja indo mais cedo para a cama; bebendo algum chá quente ou meditando antes de ir dormir. Arranje as suas próprias ferramentas e aplique-as, de forma a garantir que descansa o necessário.
Modere o uso das redes sociais
O uso de aparelhos eletrónicas e das redes sociais aumentou exponencialmente durante a pandemia e o confinamento. No entanto, é importante que faça um uso regrado das mesmas. Controle o tempo que passa nestas plataformas e limite o seu uso, consoante as suas necessidades.
Procure um profissional
Não há nenhum problema ou vergonha em, se necessário, pedir ajuda a um profissional. Caso veja que sentimentos como a tristeza, ansiedade e stress são algo constante na sua vida e os quais não consegue controlar, então procura ajuda. Não espere até chegar ao limite!