Scott&Bailey: uma dupla de detetives muito feminina

Scott and Bailley1

Não é muito comum ver as mulheres no centro da ação criminal, mas a partir desta segunda-feira, 6 de agosto, há mais duas boas exceções – pelo menos no ecrã. ‘Scott & Bailey’ vão estar em destaque de segunda a sexta no canal FOX crime, pelas 22h00, e prometem conduzir os espectadores pelo cenário de Manchester.

O formato com selo britânico foi um sucesso ao longo de cinco temporadas, entre os anos de 2011 e 2016, a produção a cargo da BBC e autoria da escritora e produtora de televisão Sally Wainwright. Destaque ainda para o contributo da antiga inspetora da polícia de Manchester Diane Taylor, que morreu em setembro de 2016.

E se nos habituámos a ver outras figuras femininas ao leme das investigações, nomeadamente neste canal, com a transmissão de séries como “Vera” ou a reposição de clássicos como “Crime, disse ela, a verdade é que estas duas prometem trazer uma dose extra de universo feminino ao enredo.

Rachel Bailey e Janet Scott são uma dupla de amigas, interpretadas por Suranne Jones e Lesley Sharp, no papel de detetives da polícia daquela cidade do norte de Inglaterra. Uma dupla que suscita comparações com outro par britânico mais antigo, caso de “Cagney & Lacey”, mas que em larga medida parece transcender estas antecessoras. “Scott e Bailey nunca aparecem na cena de um crime sem Revlon (laca) e um penteado decente”, sublinhava em 2013, em crítica para o The Guardian, Julia Raeside, então a propósito da estreia da terceira temporada da série.

Determinadas mas com uma vida pessoal atribulada, não falta uma pitada de non sense ao conjunto de episódios, um dos programas para os próximos tempos para os fãs de policiais.

Netflix: Nove filmes românticos para ver com pipocas