Segunda mão: Lingerie vintage e vestidos de noite de núpcias ganham nova vida online

thumbnail_whiteribbon

A falta de trabalho na área dos eventos em tempo de confinamento empurrou Catarina Querido para uma ideia de negócio de venda de roupa em segunda mão. Mas a agora empresária, que ainda sonha voltar à produção de eventos culturais, encontrou um ângulo específico naquele mercado, o da lingerie vintage e roupa íntima, e agora vive para ele a tempo inteiro.

A Boudoir Vintage Boutique dedica-se a “salvar stock antigo” de “lojas e fábricas fechadas há décadas com roupa interior variada dos anos 80 e 90 do século passado”, dando preferência a fornecedores nacionais, referiu Catarina Querido, a criadora do projeto.

E se a lingerie é o foco da empresa que conta com loja física em Lisboa, no Instagram e com website próprio, também se vendem por aqui memórias muito pessoais. “É engraçado porque a maioria das nossas peças, como vestidos de noite, são peças que só foram usadas uma vez, como a noite de núpcias por exemplo, e depois ficam para sempre no armário”, revela a empresária.

Robe dos anos 80, usado [Fotografia: DR]
Robe dos anos 80, usado [Fotografia: DR]
“Na Boudoir é tão possível encontrar um vestido fantástico para levar a um casamento, como uma peça única e original para surpreender numa noite mais romântica”, acrescenta a empresária, que também comercializa artigos raros de colecionador dos anos 40 e 50 do século passado. Catarina revela que dá primazia a antigos têxteis portugueses, mas, sendo em número reduzido, a loja também tem fornecedores europeus que vendem roupa ao quilo e restos de coleções.

O projeto surgiu durante o confinamento com o objetivo de “chamar a atenção para o desperdício têxtil”, explica Catarina Querido. “Acabei por me cruzar com vendedores que estavam a fechar os seus negócios naturalmente e/ou devido à pandemia” que tinham “muito stock parado”, recorda.

Aliado a este fator, a empresária quis caminhar também pela promoção da sustentabilidade ambiental. “Já há muitas roupas neste mundo e continuam a produzir-se mais a níveis astronómicos sem necessidade. Há muitas pessoas com roupas paradas na gaveta que só usaram uma vez ou não planeiam voltar a usar”, sendo o seu objetivo “salvar todas essas peças”

Vestido de noite de fábrica portuguesa que fechou em 2010, nunca usado [Fotografia: DR]
Tratando-se de peças de foro íntimo, algumas já usadas, ou armazenadas há anos, há cuidados especiais a cumprir. Artigos delicados que exigem cuidados na lavagem, pelo que Catarina Querido também ensina os seus seguidores online a lavar as peças e recomenda produtos de limpeza. A loja física tem, aliás, uma secção de sabonetes amigos do ambiente e artigos de higiene e, entre outros, como pensos reutilizáveis.

Para além da lingerie em segunda mão é possível encontrar na loja peças em segunda mão, assim como sapatos e acessórios, dos 5 aos 80 euros ou mesmo mais se se tratar de peças raras.