Publicidade Continue a leitura a seguir

Seis em cada dez portugueses dizem que a masturbação traz benefícios à saúde

[Fotografia: DR]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Como estão e vivem os portugueses a sua líbido consigo próprios ou em contexto de casal. Foi com esta premissa e no mês da masturbação, que se assinala em maio, que a marca sueca de brinquedos eróticos de luxo, a Lelo, fez um inquérito a uma amostra da população nacional.

De acordo com a análise, “oito em cada dez portugueses respondeu que se sente bem e confiante”, com os restantes – dois em cada dez – a confessarem que “sentem culpa, ansiedade e medo de que sejam descobertos”, refere o comunicado enviado às redações.

Para 60% dos 562 inquiridos do género feminino e masculino, entre os 18 e 65 anos, está claro que, lê-se na mesma nota, “a masturbação pode trazer inúmeras vantagens, referindo inclusivamente que pode ser benéfico para a saúde”. Porém, a prática dista destes números. “Em média, 14% dos portugueses afirma que se masturba diariamente, 27% oito vezes ao mês, 23% quatro vezes e 36% uma vez ao mês”, refere o comunicado.

Adriana Di Ippolito, responsável de marketing e comunicação da LELO, refere que a “a masturbação pode contribuir muito para o desenvolvimento das nossas relações, assim como a descoberta e conhecimento do nosso próprio corpo. Deve ser encarada com naturalidade por pessoas de todas as idades e contexto social e o nosso papel, enquanto marca que oferece este tipo de produtos, é a exploração deste conceito e possibilitar que todas as pessoas se sintam confiantes neste processo”.

Segundo o estudo desenvolvido pela marca sueca, 57% dos inquiridos afirma que dependendo com quem se fala sobre o assunto, a masturbação ainda é um tema tabu na sociedade e 38% das pessoas considera mesmo que este tópico ainda é envolvido em preconceitos, não sendo abordado abertamente. Ou seja apenas 5% dos portugueses acredita que este já não é um tema tabu.

Ao nível de relacionamento entre casais, 73% assumiu que se sente confortável em falar com o companheiro(a) sobre masturbação, existindo, no entanto, 27% que respondeu negativamente, por ainda ter vergonha ou serem muito reservados em relação ao tema.

“O seu companheiro incentiva-o a masturbar durante as relações sexuais?”, relativamente a esta questão mais de metade dos portugueses (51%) já se incentivam mutuamente a incluir a masturbação nos seus atos sexuais, 40% afirma que nunca o fez e 5% que já o fez, mas não se sente confortável.

Já 76% das pessoas acredita que uma relação amorosa pode beneficiar do ato de masturbação, uma vez que é muito importante para o conhecimento próprio e mais de 8 pessoas em 10, acreditam que tanto solteiros como pessoas com uma relação o podem e devem fazer.