Publicidade Continue a leitura a seguir

Sem estas 7 mulheres a tecnologia não era o que é

1. Barbara Beskind, a inventora de 94 anos de Silicon Valley. Durante a década de 1930 começou a criar os seus próprios brinquedos. Atualmente é consultora da equipa da IDEO, uma empresa internacional de design e consultoria em inovação, para equipamento e design de produtos dirigidos a pessoas de idade e com visão reduzida. Esta é uma das suas frases mais marcantes: "Não espero que qualquer pessoa queira trabalhar da mesma forma que eu mas, se não tens algo que te destaque em relação aos demais, perdes a tua identidade. E esta é a minha identidade. Continuo a trabalhar."
2. Ángela Ruiz, a professora percursora do e-reader. Nasceu em Villamanín, León, Espanha, em 1895. Em 1949 inventa a Enciclopédia Mecânica para facilitar a aprendizagem. Esta invenção abria-se como um livro tradicional: à direita tinha bobinas substituíveis com todas as disciplinas com botões para ir mudando o texto e, à esquerda, tinha abecedários
3. Mary Kenneth, a freira "mãe" da informática. Em 1958 tornou-se na primeira mulher a trabalhar no departamento de informática da Universidade de Dartmouth e em 1965 converteu-se na primeira pessoa a obter um doutoramento em Ciências Informáticas nos EUA. Durante a sua carreira profissional dedicou-se à investigação e ensino e fundou o Departamento de Ciências da Informática na Universidade de Clarke, no Iowa
4. Elia Barceló, a escritora que triunfa na ficção científica. Em 1993 tornou-se na primeira mulher a receber o Prémio UPC, o mais importante em Espanha de ficção científica, e no ano passado publicou a sua última novela até agora, 'A cor do silêncio'
5. Evelyn Berezin, a "mãe" dos processadores de texto. Em 1953 inventou o primeiro computador de escritório enquanto trabalhava na empresa de máquinas de escrever Underwood. A partir de 1980 passou a ser presidente e diretora de distintas empresas multinacionais. Esta é uma das suas frases mais marcantes: "Alcançar um objetivo proporciona-te uma satisfação imediata; o processo até lá é um prazer duradouro."
6. Carol Shaw, a primeira mulher programadora de videojogos. Em 1978, enquanto trabalhava na produtora Atari, desenvolveu o seu primeiro videojogo, Polo que se utilizou apenas em lojas Ralph Lauren. Em 1990 retirou-se para se dedicar ao voluntariado em distintas organizações. Esta é uma das suas frases mais marcantes: "É bom que existam mais mulheres na indústria. Não devem permitir que lhes digam o que não podem fazer."
7. Hedy Lamarr, a atriz percursora do wifi. Em 1933 abandonou os estudos para ser atriz e protagonizou o polémico filme Éxtasis. Os pais obrigaram-na a casar-se com um magnata da indústria de armamento alemão. Nessa altura, aproveitou para voltar a estudar engenharia e aprender os pormenores da tecnologia de armamento. Em 1942, juntamente com George Antheil, inventou um sistema de comunicação baseado nos saltos de frequência, um sistema que permitiria criar a rede wifi muitos anos depois

Publicidade Continue a leitura a seguir

A marca de tecnologia espanhola BQ criou sete postais que contam a história de mulheres pioneiras nas áreas de ciência e tecnologia para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora esta quinta-feira.

“Na BQ queremos homenagear as pioneiras que fizeram história quando a ciência e a tecnologia eram ‘coisas de homem’. Hoje, outras mulheres continuam a mudar o setor. Mulheres que, como tu, dão voz à tecnologia, aproximam-nas das pessoas e ajudam a entendê-la. Obrigado por contribuir para tornar este meio mais diverso, mais humano e mais real”, pode ler-se no comunicado que a BQ enviou às redações, juntamente com os postais.

Entre as mulheres destacadas pela marca espanhola nos postais estão Barbara Besking, a inventora de 94 anos de Silicon Valley, Ángela Ruiz, a professora precursora do e-reader, Mary Kenneth, a freira “mãe” da informática, entre outras (pode ficar a conhecer todas na galeria de imagens acima).

(Na fotografia de destaque: Elia Barceló, a escritora de ficção científica)


Leia também:

10 coisas que vamos deixar de fazer por causa da tecnologia