Sete dicas para aproveitar o espaço de um frigorífico

iStock-629077606 (1)
[Fotografia: iStock]

Depois de ter sido anunciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que Portugal ia entrar em Estado de Emergência Nacional, muitas foram as pessoas que decidiram ir ao supermercado esvaziar as prateleiras para evitar saírem à rua nos próximos tempos. No entanto, a tarefa de arrumar tudo no frigorífico pode não ser assim tão simples.

Alguns dos alimentos comprados precisam de estar obrigatoriamente dentro de um frigorífico para que não se estraguem mas, fazer muitas comprar de uma só vez tem este problema: não cabe tudo.

Com este problema em mente, e com base nas recomendações das marcas LG e Beko mostramos-lhe agora de que forma pode aproveitar o espaço do seu frigorífico para garantir que os alimentos se mantêm conservados o maior tempo possível.

Tenha atenção ao tamanho do frigorífico

Antes de ir fazer compras de alimentos que têm de ser mantidos no frio, é importante planear não só o que vai comprar como em que secção do frigorífico eles vão ser armazenados. Para além disso, deve também ter em conta qual o prazo em que esses alimentos vão ser consumidos de forma a definir quais os alimentos que irão para o frigorífico (de consumo a curto prazo) e os que vão para o congelador, para consumir a longo prazo.

Mantenha o frigorífico arrumado

Para os produtos que expiram mais tarde, coloque-os num canto. Os que expiram mais cedo, devem ser colocados mais no centro da prateleira. Tenha em mente que a porta do frigorífico é a área menos fria, sendo o lugar ideal para produtos como molhos, manteigas ou compotas. Nunca se devem guardar aqui os alimentos mais sensíveis, como os ovos e os laticínios.

Circulação do ar

Os alimentos devem ter alguma distância entre si, para que o ar possa circular livremente. Se isto não acontecer, a temperatura do frigorífico vai subir e tornar o ambiente propício ao crescimento de bactérias que estragam os alimentos.

Otimize o uso da gaveta zero graus

Esta é a área mais fria do frigorífico, aproveite-a para preservar os alimentos mais perecíveis e que irá consumir em poucos dias, como a carne, presunto, queijo ou peixe.

Congelar pode ser uma boa opção

Se vai cozinhar grandes quantidades de comida, tente armazenar os alimentos em porções e escrever a data de congelação. Assim evita guardá-los por mais de seis meses, que é o prazo recomendado de conservação.

Controlo da temperatura

O espaço do frigorífico deve estar sempre limpo e a temperatura deve situar-se entre os zero e os quatro graus. No congelador, a temperatura deve ser de 17 graus negativos. Assim, com temperaturas baixas e controladas, previne-se o aparecimento de bactérias e micróbios.

Não desista das frutas frescas

Lembre-se de que também pode congelar a fruta e consumi-la posteriormente em smoothies ou gelados caseiros, para sobremesas ou lanches. Limpe e pique as frutas e coloque-as bem cobertas no congelador em sacos de congelação.