Sinais que indicam que o seu cão está mesmo muito ligado a si

cães
[Fotografia: Yaroslav Shuraev/ Pexels]

Que os companheiros de quatro patas são ligados aos donos, isso já sabemos, mas o facto é que existem alguns cães que, apesar de serem super-ligados com os seus donos, nem sempre o demonstram.

A questão está em deixar claro se sabe ou não identificar os sinais que indicam que o seu animal de estimação está mesmo conectado consigo ou não, até porque tal como nós cada animal tem uma personalidade distinta.

Confira a seguir uma pequena lista com atitudes do seu fiel companheiro que provam o amor incondicional pelo dono.

Cheiram o dono

É através deste sentindo que os cães exploram o mundo que os rodeia. Se o seu patudo tem o hábito de a cheirar, essa é uma forte indicação de que ele está feliz por a ver.

Como cada pessoa tem um cheiro único, quando o seu animal a cheira ele não só respira a sua essência como também está a garantir que é mesmo você.

Cumprimentar o dono à porta

Se o seu fiel companheiro vem ter consigo à porta, fique descansada, esse comportamento mostra que ele está realmente ligado a si e que está feliz com a sua chegada.

Adormecer junto a si

Mesmo a dormir os cães estão em alerta para possíveis perigos e a verdade é que se o amigo de quatro patas opta por dormir ao seu lado ou junto da sua cama isso significa que confia em si, ou seja, encara-a como um membro da matilha.

Seguir o dono

De acordo com alguns especialistas, se o cão está constantemente a seguir o dono isso significa que ele sente confiança e amor pelo humano. Lembre-se que os cães são animais sociais e que gostam de estar perto de pessoas, isso não significa que ele tenha que estar necessariamente sempre colado a si claro.

Ignorar o dono por vezes

Pode parecer estranho mas a verdade é que se o seu cão a ignora tal pode indicar, em algumas situações, que a ama, pois os cães que confiam nos seus donos não necessitam de estar constantemente em alerta máximo. Animais que se sentem confortáveis muitas vezes dormem e até deixam o dono sozinho, pois sabem que não o abandonará.

Contacto visual

Fazer contacto visual direto consigo é outro sinal de que o seu patudo a ama. Alguns especialistas em comportamento canino alegam que os cães fixam o olhar em nós para perceber o que se está a passar, ou seja, tentam ler a nossa mente. Outros explicam que estes animais captam e espelham as emoções humanas o que aprofunda o vínculo entre dono e cão. Há ainda estudos que indicam que os cérebros caninos libertam oxitocina, hormona parcialmente responsável pela empatia, confiança e amor, quando olham para as suas pessoas favoritas.

Mostram animação ao ouvir o seu nome

A verdade é que os cães não ficam animados só ao ouvir o seu nome, quando ouvem o nome do dono também sentem felicidade. Se quando o seu patudo levanta as orelhas ou gira a cabeça ao ouvir o nome do dono é porque está tão ligado que si que quer estar envolvido em tudo que lhe diga respeito.