Só se fala dos anos 90. Mas já viu estas pérolas dos 2000?

Há uma prova de que 2000 e os primeiros anos do novo milénio (que de novo tem cada vez menos) já aconteceram há bastante tempo. Ou pelo menos há tempo suficiente para que pensemos neles como passado relativamente distante: encontra facilmente programas desta altura no canal Memória. E se as modas saídas da década de 90 invadiram em massa as lojas e cultura urbana de uma forma tão nostálgica como massiva, que podemos esperar do período que se lhe seguiu?

Alerta (caso a memória fraqueje): não tenha grandes expectativas. Ou melhor: recorde-se que em larga medida vigorou a máxima “Nada se cria, tudo se copia”. De resto, aquela primeira década tem tudo para que nos queiramos valer da amnésia. É um facto que passámos a pagar tudo em euros desde janeiro de 2002. E que 2008 nos traria uma malfadada crise financeira e o seu fulminante efeito dominó. Mas calma, que ainda não esgotámos o stock de catástrofes. Ninguém esquecerá as chamas do Worl Trade Center a 11 de setembro de 2001 nem o terramoto seguido de tsunami no Índico que em 2004 ceifou mais de 250 mil vidas em pleno Boxing Day.

Num outro campeonato de relevância, consegue imaginar que até 2004 o Facebook era uma miragem e até 2007 não havia iPhone? E se séries de sucesso como “O Sexo e a Cidade”, estreadas ainda no final de noventas, nos devolviam alguma esperança na humanidade, e sobretudo nos guarda-roupas (apesar de alguns erros consentidos, porque no melhor trapinho cai a nódoa), a verdade é que os tesourinhos não ficaram enterrados na viragem do milénio – espere até rever as pérolas saídas do intervalo 2000-2010 e o aspeto de algumas celebridades, atualmente a anos-luz daquelas imagens.

Nada como desmontar os looks, peça por peça. Comecemos pelas calças Saint-Tropez, ou de cintura descaída, e pelo consequente umbigo descoberto. Sigamos a todo o gás para o denim integral – opção entretanto revisitada, mas jamais capaz de rivalizar com aquele aparição de Britney Spears e Justin Timberlake nos American Music Awards em 2001. Aproveitando a boleia da ganga, que falar dessa peculiar investida das sobreposições, com uma série de vestidos improváveis sobre jeans. E que dizer dos boleros? E dos fatos de treino em versão integral, com exportação direta do ginásio para os corredores dos supermercados e centros comerciais?

Fartos da omnipresente Kim Kardashian? Bom, há que lembrar que houve um tempo comandado quase em full time pela dinastia Hilton, com as manas Paris e Nicky a monopolizarem todas as atenções, com a sua duvidosa queda para a moda.

As irmãs Hilton a recriaram a história pintura de Grant Wood, “American Gothic”

Terminemos, por agora, com Avril Lavigne – mais que uma tendência de moda, uma forma de vida. “Sk8er Boy” e outros hinos coroaram a norte-americana como princesa da pop punk, tribo que naturalmente se fazia acompanhar dos respetivos códigos visuais. Também podíamos falar do emo, mas só nos iríamos desviar do foco.

Percorra a galeria e mate saudades (ou nem por isso) dos excêntricos figurinos de algumas rostos bem conhecidos. E para confirmar como a idade só fez bem a muitos deles, siga os links em baixo.

O estilo irrepreensível de Victoria Beckham que queremos copiar

Beyoncé: descubra os segredos da dieta da Queen Bey