Pode não ser o destino mais óbvio quando se fala de roupa e acessórios de moda, mas o baú da Amazon, a empresa de comércio online mais famosa pela venda de livros, é inesgotável neste capítulo, em especial quando se fala de peças que são autênticos tesourinhos. A maior parte, saídas dos anos 90 e do começo do novo milénio, com a sua estética duvidosa, hoje na berra segundo os padrões kitsch, e mais que abençoadas pelo hype urbano.
Das fanny packs aos óculos de ciclista e aos calções de licra, passando pelos crop tops, e pelos omnipresentes dad sneakers, sejam bem vindos ao fascinante e terrível mundo do piroso-tendência. Foi deslumbrada por este filão que Keely Murphy, designer de 25 anos baseada em Los Angeles, lançou a conta de Instagram Amazon Fashion Secrets (ou os segredos de moda da Amazon), mais tarde rebatizada para @fashionsecrets93, já que o gigante online do retalho não ficou especialmente encantado com o projeto, obrigando Murphy a desistir do nome.
Apesar disso, a designer mantém o espírito da caça, e o resultado é uma compilação dos objetos mais estridentes e nostálgicos, que ganham toda uma nova vida nas mãos das influenciadoras do mundo inteiro. “Vasculhando a conta, encontra todos os equivalentes da Amazon às grandes tendências do momento”, descreve o site HighSnobiety.
Scroll é a palavra de ordem para Keely, que assume a sua predileção por estes achados. “A Amazon é fantástica para isto porque tem montes de novidades e produtos sexy que ganham um aspeto diferente quando são recontextualizados. Adoro a experiência de olhar para uma peça que cruza na perfeição as tendências de moda, o design simples e o humor. A minha página parece uma conta de memes mas com a curadoria de uma boutique”, destaca.
Estas t-shirts são a prova de que o merchadising turístico está na moda