Socorro, os abdominais são o novo decote! Modalidades, um cão e dicas infalíveis

pexels-annushka-ahuja-7991921
[Fotografia: Pexels/Annuskha Ahuja]

Já sabemos que nada se conquista sem esforço. Portanto, para ter um corpo tonificado não há alternativa se não trabalhá-lo com regularidade e empenho. Mas nem todas as modalidades parecem ser mais adaptadas ao cumprimento deste objetivo, que se requer em contrarrelógio porque o verão já vai a meio.

Mas não vale a pena desesperar porque nada está perdido. Seja por uma questão de imagem ou não, será sempre um assunto de saúde, portanto é tempo de se mexer, aproveitando os dias longos e as temperaturas amenas ao início e ao fim do dia.

Se o objetivo é trabalhar e realçar uma zona particular do corpo, neste caso o abdómen, nada como optar por treino intervalado de alta intensidade, ou HITT, que passa pela realização de exercícios específicos executados de forma repetida e o maior número de vezes possível por dia. Entre cada repetição, é importante dar descanso ao corpo por 30 a 60 segundos.

Se lhe é mais díficil fazer este esforço intenso, pode sempre arranjar um cão. Sim, um cão. Na verdade, será preciso passeá-lo pelo menos duas vezes ao dia e, quando der por si, já cumpriu pelo menos três ou quatro quilómetros de caminhada diária, o que trará reflexos em todo o corpo.

Se for paciente e dedicada, pode sempre comprimir a barriga e os glúteos enquanto caminha potenciando o efeito final desejado.

Sabendo que para ter os abdominais tonificados 80% do esforço passa pela alimentação e 20% por exercício, deve gerir muito bem a ingestão diária de hidratos de carbono, gordura e proteínas, procurando sempre uma dieta equilibrada. Uma opção que implica, necessariamente, uma abundante e frequente hidratação.

Por fim, o sono. Parece incompatível, mas não é mesmo nada assim. Dormir bem, pelo menos sete a oito horas, ajuda a regular a hormona do cortisol. Se não o fizer, tal levará a que, com o tempo e com falta de descanso, comece a reter gordura, muito frequentemente na zona abdominal.