“Sou candidata à coordenação do BE”, confirma Mariana Mortágua

Mariana Mortágua
[Fotografia: Leonardo Negrão / Global Imagens]

“Serei o primeiro nome de uma lista candidata à direção do meu partido”, afirma a deputada bloquista Mariana Mortágua no dia em que confirma a sua candidatura à liderança do partido e sucessão de Catarina Martins. “Sou candidata à coordenação do Bloco de Esquerda”, revela esta segunda-feira, 27 de fevereiro. “Respondo que sim, porque quero fazer todas as lutas”, assegurou Mortágua, referindo-se às que “dão significado à democracia”.

A deputada Mariana Mortágua, que está no parlamento desde 2013 (entrando então para substituir Ana Drago), nasceu em 1986 e é economista, tendo sido o rosto do partido nas comissões parlamentares de inquérito à banca e nas discussões do Orçamento do Estado, entre outros dossiês.

A 14 de fevereiro, Catarina Martins anunciou a sua saída da liderança do BE e manifestou “absoluta tranquilidade” de que há pessoas “com capacidade, força e preparação” para a substituir no cargo, esperando uma convenção com “soluções de unidade no partido”.

A ainda líder do partido afirmou, então, que a década durante a qual esteve à frente dos destinos do BE foi de “vitórias e derrotas”, explicando que “o que mudou agora” foi “a instabilidade da maioria absoluta” e que a crise “multiplicada dentro do Governo e em choque com a luta popular é o sinal do fim de um ciclo político”.

“No Bloco não há períodos muito longos de funções como a coordenação. O que me fez decidir neste momento foi pensar que é agora que o Bloco deve começar a preparação da mudança política que já aí está”, justificou.

Catarina Martins está à frente dos destinos do partido desde novembro de 2012, na altura em parceria com João Semedo, quando foram eleitos coordenadores do Bloco de Esquerda, então numa inédita liderança “bicéfala”, modelo abandonado dois anos depois, na Convenção Nacional seguinte, em 2014.