Está na hora de resgatar o travessão da mãe ou da avó que, há anos, está guardado na gaveta ou na caixinha de acessórios. Até porque este tipo de gancho é perfeito para cabelos longos ou curtos, ajuda a manter os fios presos e longe dos olhos, pode ser utilizado nas mais diversas ocasiões e ainda permite fazer vários penteados.
Com tantos pontos a favor, é fácil querermos um já, já, já! Podemos começar por escolher o modelo que gostamos mais: travessão inteiro, com um gancho de mola por trás, ou travessão composto por duas peças, uma pinça e uma base onde aquela se insere de modo a prender o cabelo.
Em qualquer um deles o tamanho pode variar, existindo travessões maiores e mais pequenos. Os maiores devem ser utilizados em cabelos volumosos e grossos, já os pequenos são indicados para cabelos finos e sem volume. Por isso, seja feito de pele, madeira, metal ou plástico é importante ter atenção ao tipo de cabelo e ao volume que se vai prender, isto para evitar que o travessão passe o dia todo a abrir-se ou a escorregar pelo cabelo abaixo.
Além de cumprir a sua função de segurar o cabelo, o travessão pode tornar-se também num verdadeiro acessório de moda e, em alguns casos, até mesmo numa joia. Desde os mais discretos, como o clássico preto, até aos mais ornamentados, com flores ou lantejoulas, estes ganchos ajudam a compor qualquer look, seja de festa ou de trabalho.
Neste regresso dos travessões, o acessório apresenta-se simples, minimalista e nas mais variadas formas – desde geométricas, a figuras ou símbolos. Mas nem sempre foi assim. Noutros tempos, os acessórios de cabelo serviam também para indicar a classe social, a faixa etária, as conquistas ou a religião de cada indivíduo.
Para conhecer alguns dos travessões que podem fazer a diferença neste outono percorra a galeria de imagens disponível acima.
Veja também os benefícios do sol para a pele.
Conheça ainda as sombras que têm de chegar a Portugal… ontem!