Três passos para remover o cheiro a sardinhas das grelhas

pexels-elle-hughes-1321124
[Fotografia: Pexels/Elle Hughes]

Goste ou não de arraiais populares – junho em Lisboa, no Porto e um pouco por todo o país – todos ficam submersos num cheiro a sardinha assada. Afinal, é tempo dela e sabe bem celebrar desta maneira.

Porém, mais difícil é libertar-se do odor que a iguaria espalha pelos cabelos, corpo, mãos, casa e até nos utensílios de cozinha.

Se é das que não passa sem uma boa sardinhada e até gosta de a fazer, veja como limpar a grelha, remover-lhe o cheiro e seguir para o petisco seguinte. Assim sendo, para conseguir por os utensílios de cozinha de volta ao que eram, terá de cumprir três passos para o efeito.

Para eliminar o cheiro que costuma entranhar-se na grelha, deixe-a sobre o lume até que este se apague e que os restos agarrados queimem.

Para limpar os resíduos, pode usar folhas de jornal ou de papel. De seguida, lave a grelha com água tépida e detergente.

Sobre os cuidados a ter com a roupa, saiba que deverá arejá-la. Quanto às mãos, uma boa solução passa por usar limão após terminar de manusear as sardinhas. Recorra ainda a velas aromáticas para expulsar o amaldiçoado odor das tão desejadas festas populares.