Publicidade Continue a leitura a seguir

Tudo o que tem de saber sobre a TPM

Percorra a galeria de imagens para conhecer melhor a TPM e (consequentemente) o seu corpo. [Imagens: Shutterstock]
Quanto tempo dura o TPM? A ginecologista e obstetra Sofia Serrano indica que, normalmente, os sintomas surgem entre o 14º e 24º dia, período após a ovulação e antes da menstruação. Geralmente, o TPM tende a desaparecer no primeiro dia do fluxo menstrual, mas pode acontecer desaparecer só no último dia do fluxo.
Quando duas mulheres passam muito tempo juntas há tendência para a menstruação e a SPM começarem a aparecer ao mesmo tempo? De acordo com a especialista, a chamada 'sincronia menstrual' não está cientificamente comprovada. Foi descrita pela primeira vez em 1971, pela investigadora McClintock ao demonstrar que mulheres que viviam juntas tinham períodos síncronos, tendo sido a base para estudos sobre a existência de sinais químicos 'inconscientes' capazes de provocar alterações fisiológicas e de comportamento. Teoria que não se chegou a comprovar porque estudos posteriores falharam.
Porque é que as mulheres se sentem inchadas? Ainda sem estudos que o comprovem, pensa-se que esse inchaço resulte de um desequilíbrio entre os estrogénios e a progesterona, afirma Sofia Serrano. Com o aumento dos estrogénios, há uma maior retenção de água e de sódio no organismo, levando ao aumento de peso e inchaço generalizado. Além disso, a SPM é tida como uma resposta anormal do organismo, face às alterações de neurotransmissores neuronais ou a nutrição – como deficiência de vitamina B6 e baixos níveis de cálcio ou magnésio. Segundo a especialista: “Há de facto um aumento de peso na ordem dos dois a quatro quilos. Felizmente, depois passa e naturalmente voltamos ao peso inicial”.
Porque é que nestes dias apetece comer chocolate? De acordo com Sofia Serrano, a 'fome em excesso' “pode ser uma das características da SPM”. Este 'fome' leva muitas vezes a que as mulheres prefiram alimentos doces, como o chocolate, mas há também quem fique com desejo de alimentos salgados, explica.
Podemos combater o TPM? Hidratar e praticar exercício físico são as dicas da ginecologista e obstetra: “Convém beber muita água e comer fruta e fibras. O exercício também é benéfico, porque melhora os sintomas físicos e reduz o stresse. A corrida e o yoga são bons aliados nesta fase”. Além disso, Sofia Serrano aconselha a fazer entre quatro a seis pequenas refeições diárias, evitando alimentos como batatas fritas, cachorros-quentes e refrigerantes, que tendem a agravar os sintomas.
A SPM é sempre igual ao longo da vida? Não, a SPM pode variar de acordo com a fase e o estilo de vida de cada mulher, defende a ginecologista e obstetra Sofia Serrano. Ser fumadora ou obesa são dois fatores que podem influenciar, alerta a especialista, adiantando que as mulheres são mais afetadas na quarta década de vida, existindo uma tendência para os sintomas piorarem até à menopausa. “Pensa-se que os sintomas atinjam 90% das mulheres nalguma fase da sua vida”
Com a menopausa, a SPM desaparece? Sim, a SPM só afeta mulheres com ciclos ovulatórios, por isso deixa de existir com a menopausa, refere Sofia Serrano. No entanto, aparecem outros sintomas relacionados com a menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, insónias e outros.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não, não é mito. Todos os meses, antes do aparecimento da menstruação, surge Tensão Pré-Menstrual (TPM), também conhecido como Síndrome Pré-Menstrual (SPM). Afinal, os dias de mau humor, a sensação de inchaço e o desejo (de algumas mulheres) de comer chocolate têm explicação.

São nada mais, nada menos do que o resultado de alterações hormonais femininas com capacidade de interferir no sistema nervoso central da mulher. Alterações, quer emocionais (como irritabilidade, tristeza e insónias) quer físicas (tensão mamária, dores de cabeça e acne), que surgem dias antes do aparecimento da menstruação e queem algumas mulheres são muito marcadas e interferem com a vida diária“, afirma a ginecologista e obstetra Sofia Serrano autora de O Livro da Mulher, lançado na próxima quinta-feira, dia 26 de abril.

O Livro da Mulher, de Sofia Serrano, €17,50

Focado na saúde feminina, sobretudo em questões de ginecologia, o livro de Sofia Serrano responde a uma série de perguntas sobre a SPM (veja na galeria acima). A especialista informa e desmistifica algumas ideias preconcebidas sobre os sintomas vividos por muitas mulheres dias antes da menstruação, alertando para o facto de estes poderem variar de mulher para mulher, tal como a intensidade.

 

Percorra a galeria de imagens para conhecer melhor a TPM e (consequentemente) o seu corpo.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Quando a menstruação chega antes dos 12, a saúde fica em risco

8 mitos da menstruação para destruir já