Vanessa Martins: “Quis falar para mulheres que não sabem que têm endometriose”

vanessa martins
[Fotografia: Instagram]

De regresso a casa e após uma “recuperação incrível” da cirurgia que fez à endometriose, a influencer digital Vanessa Martins explica ao Delas.pt porque decidiu partilhar o seu testemunho na batalha contra uma doença que põe em causa a possibilidade de poder ser mãe. Uma condição que afeta, estima-se, cerca de 240 mil mulheres portuguesas, mas cujos dados concretos estão longe de ser conhecidos.

“Senti necessidade de abordar o tema porque também falo para mulheres, a minha intenção nunca foi falar para as que têm endometriose, quis falar para aquelas que não sabem que têm, que se calhar querem engravidar e não conseguem”, justifica a atriz e influencer, de 33 anos. “Eu também não sabia que tinha até ser diagnosticada, não sabia que existia a doença, mas ter dores menstruais incapacitantes não é mesmo nada normal”.

A partilha desta história trouxe a Vanessa Martins mais mulheres a contarem os seus relatos e a atriz explica que, no feedback que obteve, “recebeu um pouco de tudo”.

“Ouvi casos de sucesso, em que as pessoas engravidaram depois, casos de insucesso, testemunhos de pessoas que ainda estão em tratamento”, enumera. E prossegue: “Recebi testemunhos de miúdas que diziam ter os mesmos sintomas que eu tinha e que, com isto, já marcaram uma consultas e exames, que nunca é apenas um, são necessários vários para detetar a doença. Mensagens de raparigas que nem sempre estão à procura de engravidar, mas é sempre melhor saber que se tem a doença o quanto antes para a começar a tratar.” A influencer vinca que a sua ideia “foi a de despertar consciências”, deixando um pedido claro: “Em vez de começarem a fazer tratamentos, vão ao médico e façam os exames”

Vanessa Martins sublinha ao Delas.pt que não quer “ser embaixadora da endometriose” e que tornou publica esta batalha para “dar voz a mulheres em idade reprodutiva”.

Diz que dar a conhecer a sua história e escutar a de outras foi uma “situação win, win (em que todas ficaram a ganhar)”. “Dei apoio, mas elas também me apoiaram a mim”, conta. Considera ainda que “a doença ganhou agora uma personalização”, uma possibilidade que a atriz e influencer quer converter numa mensagem otimista. “Tive, resolvi, vou voltar a tentar. Se voltar a aparecer, aparece, mas não vejo isto como um drama. Estou otimista, sei que vou resolver isto e mais cedo ou mais tarde vou engravidar, tem tudo a ver com a forma como encaramos a vida”, refere.