Há sete anos, Pedro da Silva trabalhava como gestor de moda na Hugo Boss, na Alemanha, quando começou a pensar num conceito para uma marca de vestuário. Na altura, o projeto não se concretizou, mas a vontade de criar uma marca sua não desapareceu. Um ano depois mudou-se para Milão, onde trabalhou como diretor retail da marca 7 For All Mankind. Aí, amadureceu o conceito que já trazia consigo e fez contactos que o levaram a conhecer melhor a indústria dos óculos. Em 2014 nasceu, finalmente, a VAVA, a marca de óculos de luxo portuguesa que é usada por celebridades em todo o mundo (pode ver quem são as figuras públicas, nacionais e internacionais, que usam os óculos desta marca na galeria de imagens acima).
Os óculos da VAVA são produzidos em Itália. A equipa de vendas, por sua vez, está em Berlim, onde também se desenvolvem as coleções.
“Os italianos são os mestres do design e também os mestres dos óculos feitos à mão. O leitmotif é a obtenção de um produto de alta qualidade que recorre à experiência e arte dos grandes mestres do fabrico artesanal de óculos. A VAVA promove um diálogo entre o ‘handmade’ [produzido à mão, em português] e o ‘hightech’ [alta tecnologia], estabelecendo novos padrões criativos”, afirma o criador da VAVA.
No entanto é em Viana do Castelo, a cidade do empresário português, que se localiza “a base operacional”. Até porque é a arquitetura e literatura nacional aquilo que mais inspira os desenhos dos óculos.
“Os arquitetos Siza Vieira e Souto Moura são duas importantes referências para os meus trabalhos. Em 2015 fui convidado pela Vogue Itália para fotografar uma cidade à minha escolha que tivesse influenciado os meus trabalhos. E apesar de me encontrar nesse momento em Berlim voei para o Porto por sentir que esta cidade teve uma grande influência no desenvolvimento do meu sentido estético”, revela o empresário português.
Quem compra os óculos VAVA?
Cada um dos óculos da VAVA custa entre 450 e 490 euros, um elevado preço justificado pela originalidade e alta qualidade do produto. Não é por acaso que grande parte dos clientes são estrelas internacionais.
“A marca visa um público que procura um produto, graduado e de sol, de alta qualidade e exclusivo, em contraposição a um mercado que se tornou progressivamente global e demasiado comercial. O seu posicionamento no segmento exclusivo é conseguido através de um forte conceito de marca, da alta qualidade da produção manual e do recurso a materiais nobres e sustentáveis“, diz Pedro da Silva.
Atualmente, os óculos desta marca portuguesa estão à venda em pequenas boutiques óticas e lojas de roupa de 45 países. Itália, Espanha e França são os mercados em que mais vende e está a preparar-se para conquistar os EUA, Ásia e Médio Oriente.
“Neste momento temos clientes muito importantes em Nova Iorque e em Washington. A estratégia a curto prazo é a de consolidar a presença da marca em Nova Iorque, uma vez que as tendências nos EUA germinam sempre nesta grande cidade, alastrando-se depois para o resto do país”, acrescenta o criador da VAVA.
Em Portugal é possível comprar óculos VAVA na André Óticas, em Lisboa, na The Design Porto, em Lisboa, Porto e Algarve, na Wrong Weather, no Porto, na Franco Oculista, em Braga, e brevemente também na Ótica da Boavista, no Porto.
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