Publicidade Continue a leitura a seguir

Receitas incríveis para um jantar de Natal vegetariano – parte II

Ingredientes para o assado especial de tofu: 2 kg de batatinhas para assar; 1 couve-portuguesa pequena; 6 dentes de alho; 2 cebolas grandes; 4 tomates maduros; ½ pimento vermelho; ½ pimento verde; 2 folhas de louro; 600 gr de tofu; molho de soja q.b.; 10 azeitonas; 1 romã para servir; especiarias q.b. (pimentão-doce, cominhos, tomilho, óregãos e pimenta preta); alho em pó, azeite e sal q.b. [Imagem: "Cozinha vegetariana para festejar]
Primeiro passo: descascar e cortar as batatinhas ao meio ou em quartos. Colocá-las num tabuleiro com um fio de azeite, sal e pimentão-doce, envolvendo bem. Levar ao forno preaquecido a 200 ºC por 30 a 40 minutos ou até dourarem levemente. [Imagens shutterstock].
Segundo passo: Cortar a couve em pedaços e cozer em água com sal, por 8 minutos. Escorrer e, numa frigideira com um fio de azeite, salteá-la com quatro dentes de alho picados.
Terceiro passo: cortar as cebolas em rodelas finas e o pimento em tiras, picar o tomate (sem pele) e os restantes dentes de alho. Numa frigideira com um fio de azeite, refogar a cebola e o alho, juntar o tomate, o pimento e as folhas de louro. Deixar cozinhar e juntar uma chávena de água quente. Temperar com sal, cominhos e tomilho, deixar ferver e apagar o lume.
Quarto passo: cortar o tofu em fatias finas e pequenas, colocá-lo numa frigideira e temperar com azeite, molho de soja, alho em pó, pimentão-doce, orégãos, tomilho e pimenta preta moída na hora. Saltear o tofu por 4 minutos.
Quinto passo: dispor os ingredientes por camadas numa assadeira; no fundo, a cebola com o molho; depois a couve salteada, por cima o tofu e as azeitonas; no topo, as batatinhas douradas. Regar com um fio de azeite e polvilhar com orégaos e pimentão-doce.
Sexto passo: levar de novo ao forno, a 200 ºC por cerca de 20 minutos ou até que as batatinhas fiquem crocantes. Sirva com salsa picada e bagos de romã.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Antes da mousse vegan de castanha com chocolate preto devíamos pensar no prato principal vegetariano para este Natal. Invertemos a ordem deste jantar, na esperança que se deixasse convencer pela sobremesa e ganhasse coragem para experimentar mais receitas deliciosas em que, a carne e o peixe ficam de fora. Não tendo o peru, o cabrito assado ou o bacalhau lugar à mesa, existem diversas alternativas para conseguir uma ceia de Natal cheia de sabor.

Um assado especial de tofu é a proposta de Gabriela Oliveira, autora do livro “Cozinha vegetariana para festejar”. Substituindo a proteína animal pelo tofu, apostando em algumas especiarias e no calor do forno, este assado promete fazer as delícias de todos na noite de Natal.

Há muita coisa para além de arroz, batatas ou massa, carne e peixe. Uma boa parte das pessoas pensa em função desses alimentos quando há tanto para além disso”, declarou Gabriela Oliveira ao Delas.pt.

Para a autora do livro Cozinha vegetariana para festejar é importante: “dar uma utilidade diferente àqueles ingredientes que costumamos ter na dispensa. O que torna a culinária interessante são os ingredientes que nós usamos e os temperos que adicionamos. Na culinária vegetariana podemos usar muitas especiarias e ervas aromáticas para dar aquele sabor que esperamos de pratos como uma feijoada ou um assado. Podemos recriar esses pratos utilizando os condimentos certos”.

Percorra a galeria de imagens acima e conheça o passa a passo da receita do assado especial de tofu.

[Imagem de destaque: Delas.pt]

Afastar a carne do prato é bom para a saúde

Cantinas públicas vão ter opção vegetariana