Violência doméstica: Bárbara e Carrilho com novo confronto a 22 de fevereiro

O ex-casal voltou a tribunal esta quarta-feira, 30 de janeiro, para a reabertura do processo por violência doméstica ordenado pelo Tribunal da Relação de Lisboa. Um novo embate entre o arguido e antigo ministro da Cultura socialista Manuel Maria Carrilho e a acusação de apresentadora da SIC, Bárbara Guimarães.

Um processo que conhece um dado novo e que, segundo foi alegado, passa por um episódio de ameaça física e psicológica e violência dentro de casa. “Estás a ver estas escadas? Atiro-te e vamos todos ao teu funeral”, terá proferido o arguido, segundo a acusação. Um episódio que terá tido lugar em Lisboa, a 14 de setembro de 2013. Porém, a defesa de Carrilho alega que tal não aconteceu porque o então casal estaria num casamento em Viseu, que começou às 16:00.

Uma disputa judicial e uma verificação de factos – e que na primeira audiência deixou uma certeza em aberto por parte de uma testemunha – que tem nova data marcada, segundo noticia o JN, para 22 de fevereiro e leitura da sentença agendada para 8 de março. Recorde-se que a reabertura do processo foi uma decisão do tribunal da Relação de Lisboa mais de um ano depois de o antigo governante ter sido absolvido de um crime de violência doméstico e de acusações de difamação.

Este encontro no Campus da Justiça, em Lisboa, que sucede após a divulgação de imagens polémicas e agressivas de Manuel Maria Carrilho a entregar a filha e exibidas pela TVI.

Bárbara Guimarães em silêncio sobre peça e debate da TVI

Um episódio revelado ao abrigo de uma reportagem em torno da necessidade de definição de estatuto de vítimas concedido aos filhos em processos de violência doméstica. Foi sobre isso mesmo que o advogado de Bárbara, reiterando o pedido para uma punição para Carrilho, referiu à saída desta primeira audiência.

Estas crianças estão a ser vítimas de uma violência fortíssima e a comunicação social tem responsabilidade nisso”, sublinhou, citado pelo DN. Não percebo como o Ministério Público, assistindo a isto (reportagens em que os filhos têm aparecido publicamente), não constituiu as crianças vítimas deste crime. Os conflitos entre os pais resolvem-se aqui dentro, nos tribunais, não em praça pública”, rematou.

A reabertura deste processo acontece mais de um ano das acusações de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu reabrir o processo. Esta quarta-feira, foram inquiridos em tribunal dois elementos da família do arguido. Na galeria acima conheça as múltiplas fases deste longo processo mediático.

Imagem de destaque: Global Imagens

Bárbara Guimarães revela que tem cancro de mama