A agressividade nos relacionamentos entre adolescentes continua a aumentar, mesmo quando as ações de sensibilização para este problema se multiplicam. A PSP recebeu, em 2016, 1787 denúncias de violência no namoro.
De acordo com os dados avançados pelo DN, quase dois terços das ocorrências teve lugar entre ex-namorados. Já em 767 casos a violência foi vivida no seio de um relacionamento.
Segundo as mesmas estatísticas oficiais divulgadas pela PSP e no âmbito do programa Escola Segura, foram reportados 103 casos entre menores de 17 anos.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a violência no namoro continua a aumentar, configurando o maior número de ocorrências em contexto escolar. Se em 2013 – ano em que este tipo de violência passou a ser punida criminalmente e no âmbito da violência doméstica – tinham sido registadas 1049 ocorrências, no ano seguinte o valor disparou para as 1550. No ano passado, voltaram a subir: mais 130 denúncias.
Conheça os projetos de sensibilização que estão a ser lançados hoje
A PSP volta, hoje, às escolas de Lisboa para promover a campanha “No namoro não há guerra” e para alertar a comunidade escolar para esta realidade. Para tal, fá-lo em Dia dos Namorados.
“Este dia serve para realizarmos algumas ações de sensibilização e de informação, particularmente dirigidas à comunidade educativa sobre a violência doméstica e de género”, afirmou Hugo Abreu à Rádio Renascença.
Porque a violência não acontece só aos outros, recorde o testemunho da atriz Sofia Arruda
O subcomissário da PSP afirmou ainda que vão ser recordados “os temas do bullying, da violência exercida através das novas tecnologias e também a violência no namoro”.