6 reflexões de Marcelo em vésperas de se mudar para Belém

A tomada de posse para a Presidência da República está marcada para quarta-feira, 9 de março, mas Marcelo Rebelo de Sousa começou já este fim de semana a expor os eixos principais que pretende defender no mandato de cinco anos que vai agora encetar.

Num último artigo de opinião publicado este sábado, 5 de março, no jornal Expresso, o novo presidente da República – eleito à primeira volta a 24 de janeiro, com 52% dos votos – clarificou o seu olhar sobre o mais alto cargo da Nação: o presidente “tem um poder moderado em períodos de normalidade político-constitucional” e “poderes extraordinários em períodos de crise”, escreveu.

O futuro chefe de Estado critica o esvaziamento da política, o predomínio das finanças sobre a economia e o social, fala sobre a Pais e a União Europeia. Sobre os desafios que o esperam, o professor universitário considera importante preservar e atualizar “o legado a receber”, “respeitando o espírito republicano” e “mantendo viva, livre e justa uma pátria que só o será se cada um dos que a integram puder viver em liberdade e com justiça”.


Recorde o discurso da vitória de Marcelo e a biografia do novo Presidente da República


A tomada de posse – que vai ter lugar na próxima quarta-feira – vai ter lugar em Lisboa, mas vai também estender-se ao Porto. Na capital, as cerimónias vão passar, à tarde, pela visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Mesquita Central de Lisboa e, à noite, por espetáculos musicais. A fadista Mariza irá cantar o hino nacional na cerimónia, seguem-se depois os concertos de, entre outros artistas, Anselmo Ralph e Pedro Abrunhosa.

Na visita ao Porto e após a receção na Câmara Municipal, o Presidente da República irá passar pela exposição ‘P. – Uma Homenagem a Paulo Cunha e Silva, por Extenso’, seguindo depois para o bairro do Cerco. Aqui, de acordo com o que foi avançado pelo DN, ouvir-se-ão sonoridades mais próximas do Hip Hop, contando, para tal, com a participação do projeto Oupa, que junta jovens do conhecido bairro a músicos emblemáticos da cidade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Metade das raparigas moçambicanas casa-se antes d…