Bloguer vietnamita condenada a 10 anos de prisão

Nguyen Ngoc Nhu Quynh, uma conhecida bloguer vietnamita foi condenada hoje a 10 anos de prisão por propaganda contra o Governo e difamação do regime comunista na internet e em entrevistas à imprensa estrangeira, anunciou a advogada.

Nguyen Ngoc Nhu Quynh, conhecida como “mãe cogumelo”, 37 anos, foi condenada no final de um julgamento de um dia, realizado à porta fechada, na província de Khanh Hoa, no centro do Vietname, disse a advogada Vo Na Don.

O tribunal considerou que a bloguer atentou contra a unidade nacional, erodiu a confiança popular no Governo e prejudicou a segurança nacional.

Quynh, mãe solteira de duas crianças pequenas, declarou-se inocente, segundo a advogada. “Não admitiu ter cometido nenhum crime e afirmou ter direito à liberdade de expressão”, explicou.

A bloguer, que escreveu várias vezes no Facebook sobre direitos humanos, morte de civis sob custódia policial e crimes ambientais no país, foi detida em outubro de 2016 quando visitou um ativista na prisão.

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch denunciou o caso como “escandaloso” pela “recusa obstinada” do Governo vietnamita de “revogar leis draconianas e abusivas que punem a dissidência pacífica”.

Num comunicado conjunto, a Amnistia Internacional e a organização sueca Civil Rights Defenders instaram o regime vietnamita “a abster-se de criminalizar e perseguir pessoas por expressarem pacificamente o direito à liberdade de expressão e a respeitar e proteger o direito a um julgamento justo”.

Desde outubro, a União Europeia, o Reino Unido e os Estados Unidos apelaram para a libertação de Nguyen Ngoc Nhu Quynh.

Em março, a bloguer foi distinguida com o prémio internacional do Departamento de Estado norte-americano “Woman of Courage Award”, o que foi qualificado pelo Governo vietnamita de “inapropriado” e “suscetível de não beneficiar o desenvolvimento das relações entre os dois países”.

Segundo a Human Rights Watch, há 110 presos políticos no Vietname, o que é negado pelas autoridades vietnamitas, que alegam deter apenas as pessoas que violam a lei.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Joana Cunha eliminada nos quartos de final dos Mun…