Mousse instantânea de chocolate-laranja por Nigella Lawson

mousse

Tem uma lata de leite condensado na despensa? Aproveite para fazer esta mousse instantânea de chocolate-laranja, que vai transportá-la para Itália. Não precisa de ovos nem de tempo de espera. E prepare-se: os seus amigos vão pedir-lhe a receita de certeza.

Ingredientes (para 6):
150g de chorolate preto (min. 70% sólidos de cacau), em pedacinhos pequenos
175g de leite condensado
500ml de natas grossas
Uma pitada de sal
2x15ml/C. sopa de aperol, triple sec, cointreau, grand marnier ou outro licor de laranja
2x15ml/C. sopa de sumo de laranja e raspa de meia laranja
6xaprox. 150ml de copos

Preparação:
Derreta o chocolate cuidadosamente no micro-ondas, num recipiente adequado (siga as instruções do fabricante) ou sobre uma panela com água a ferver (assegurando-se de que o recipiente não toca na água a ferver); quando estiver quase derretido, mexa com o salazar, quer para rapar o fundo, quer para ajudar os últimos pedaços de chocolate a derreter. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Deite o leite condensado e 250 ml das natas grossas numa tigela, junte o sal e bata até engrossar, mas pare logo – quando levantar as varas de arames, devem deixar um rasto de fitas.

Deite um terço da mistura de natas batidas no chocolate derretido e ligeiramente arrefecido. Agora, devagar – em 2 ou 3 levas – envolva a mistura leve de chocolate no resto das natas batidas. Misture delicadamente o licor de laranja, seguido do sumo (tendo primeiro raspado a casca).

Quando estiver tudo misturado, encha cuidadosamente 6 copos com capacidade para cerca de 150ml até cerca de 1 cm do rebordo.

Leve as mousses de chocolate ao frigorífico durante 1 hora (mas pode servi-las antes, uma vez que ficam imediatamente comestíveis); ao mesmo tempo, bata os restantes 250ml de natas até engrossarem, mas continuarem moles, antes de se começarem a formar os picos, e leve também ao frigorífico.

Ao servir, distribua as natas igualmente pelos copos de mousse de chocolate e coloque a raspa de laranja por cima desta sobremesa fofa.

Ficha técnica do livro:

nigellissima

Nigellissima – Receitas fáceis inspiradas em Itália, Nigella Lawson. Bertrand Editora, 22,20 euros

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Receita de cheesecake tão fácil que se tornou vi…